Comecei a correr em 2000, época em que me tornei assinante da Contra-Relógio, sempre seguindo orientações e planilhas de treinos desta conceituada revista. Mas realmente o gosto pelas corridas começou muito antes, em 1994, quando a conselho de meu irmão adquiri o Guia Completo de Corrida, de James Fixx. Num capítulo deste livro o autor descreve passo a passo a fascinante e uma das mais antigas maratonas, a de Boston, que ele concluiu na década de 70. Li e nunca perdi o foco de um dia também correr esta prova.
O primeiro e decisivo passo para esta realização foi conseguir qualificação (Boston é a única prova no mundo a fazer essa exigência) que na minha faixa etária (45-49 anos) é concluir uma maratona oficial abaixo de 3h30. Consegui dia 4/11/07 em Nova York com o tempo de 3h20. O segundo passo foi seguir as orientações da planilha de treinamento de 13 semanas para correr maratonas da CR, o que foi fator determinante para concluir bem e ainda abaixar meu tempo na distância. Terminei em 3:16:47, meu melhor tempo das 10 maratonas corridas até hoje desde 2002, quando fiz a minha primeira, em São Paulo.
Boston em si é uma cidade perfeita para corredores, possui pistas nas margens do belo rio Charles e há ótimas trilhas e parques até o Campus da Universidade de Harvard. Este ano a 112ª edição da maratona foi dia 21 de abril, segunda-feira, feriado do dia do Patriota.
Cheguei na sexta-feira dia 18 pela manhã e já fui à expo maratona retirar meu kit com o número de peito, tudo muito bem organizado e com muitas opções de artigos de corrida. No sábado trotei por 12 km do hotel até o campus de Harvad, estava um belo céu azul e temperatura agradável de uns 18° C. No domingo, após o jantar de massas oferecido pela organização, fui descansar e esperar o tão sonhado dia.
Na segunda-feira fomos de ônibus escolares amarelos de Boston até o local do início da maratona, a cidade de Hopkinton. O trajeto pela free way é longo, passamos por 6 cidades até chegar em Hopkinton, sempre escoltados pelas grandes motos da policia americana: Brookline, Newton, Wellesley, Natick, Framingham e Ashland.
Na volta correndo a maratona, passei por dentro destas cidades e o apoio dos moradores em cada uma delas é algo fantástico, todos incentivam muito, transformando a maratona numa emocionante festa de 42,195 km. Muito mais emoção ainda na chegada triunfante em Boston, os parabéns dos organizadores, o recebimento da medalha de participação, apesar de bastante cansado, porém um sonho antigo realizado. Mais detalhes no site www.bostonmarathon.com