Notícias admin 4 de outubro de 2010 (0) (125)

Uma meia-maratona borbulhante

O planejamento da nossa viagem à região da Champagne, na França, começou a ser idealizada em 2006, logo após termos participado da Maratona do Medoc, em Pauillac, na região de Bordeaux, também na França. Aliás, já tínhamos conhecimento daquela prova em matéria divulgada pela Contra-Relógio em edição passada. Site da prova www.lachampenoisedelavalledelamarne.com. De fato, no Medoc, tivemos a confirmação que em Damery, no Vale do Marne, região da Champagne, é realizado os 21 km mais alegres da França. E assim fomos conferir.

Embarcamos dia 14 de maio (a prova era dia 17). A região é fantástica, linda, com seus vinhedos esplendorosos, cheios de vida – é de lá que sai  todo o Champagne que o mundo aprecia. A prefeita da cidade de Damery e o responsável pela organização da prova, Bernard Vinot e a sua secretária Sandrine, ao saberem que alguns brasileiros iriam participar da corrida, convidaram o grupo para uma recepção na sede da prefeitura, na véspera. Produzimos uma camiseta especialmente para a corrida e entregamos uma delas para a prefeita e aos organizadores. Posso garantir que essa camiseta foi disputadíssima e objeto de troca pelos corredores, como acontece em algumas provas, em especial a de Nova York.

Não precisamos dizer que a corrida é super alegre, incrementada pelo incentivo e entusiasmo das pessoas, familiares, moradores das regiões e de todos os participantes, do início ao fim – na verdade não é uma meia-maratona, mas um pouquinho mais, por volta de 22,2 km, com número limitado de inscritos (2.000), sendo que quase metade dos corredores corre fantasiada, em grupos ou não (enfim, uma grande festa, cujo espírito é participar e terminar, sem visar tempo ou colocação, o prazer de correr e solidarizar vindo em primeiro lugar).

O trajeto da prova passa por 6 vilarejos e em cada um deles (média de 3 km entre eles) com degustação de Champagnes diferentes oferecidas pelos produtores, além de bolo, uvas secas, laranja etc. Ao corredor, a decisão de parar por alguns minutos, degustar e continuar correndo até o próximo ponto – "desafio" e tanto. Belas paisagens, a vista do alto de cada cidadezinha, contemplando o vale, subidas e descidas, e com uma bela e forte subida no km 17 que desbanca boa parte dos corredores, mas que torna o percurso ainda mais desafiador e encantador, sabendo que, em seguida a esse esforço final, a compensação vem com a última das 6 degustações de Champagne. No site pode-se ter uma boa idéia da altimetria da prova.

O prêmio pelas primeiras colocações não poderia ser outro, ou seja, os primeiros 15 (masculino e feminino) recebem lotes de garrafas de Champagne e os primeiros 240 corredores e 80 corredoras subseqüentes ganham cada um uma garrafa, assim como prêmios especiais às melhores fantasias, além dos petiscos e da taça de Champagne oferecida no final da prova, desenhada com o emblema da prova, que fica como lembrança ao corredor.

Relógio e tempo devem ser deixados de lado – o tempo deve ser aproveitado e curtido de uma forma diferente da corrida tradicional. Mesmo assim, sabemos que o orgulho do corredor bate mais forte e um dos nossos colegas chegou em 30º lugar. Nosso objetivo era terminar e assim fizemos, sem exceção. Apesar do tempo-limite de prova fosse de 3h30 não foi possível conter a euforia e felicidade daqueles que chegaram após esse horário.

Uma característica diferente dessa prova é que a largada é à tarde, às 15h logo após o desfile de todos os grupos de corredores fantasiados. E o jantar de confraternização após a corrida é também uma grande festa, com direito a mais Champagne e um prato típico da região.

Importante assinalar que desde o primeiro contato com a organização para obtermos informações adicionais, inscrição, reserva de hotel etc, sentimos uma cordialidade e calorosa receptividade e tudo nos foi facilitado – para os interessados em participar futuramente segue o endereço de e-mail: acay@wanadoo.fr. Veja um vídeo da largada no youtube: http://youtube.com/watch?v=6qm0lT2pZCQ

O grupo de Campinas, SP, foi formado por Antonio, Janete e Meire Palmieri, Clementina e Dorival Doria, Vilma Correa, Sergio Silveira, Sandra Gianfrancesco, Ana  Andrade, Carlos e Madalena Silva, Fernando Bueno, Fabiana Xidieh e Osvaldo Mastrocolla.

Veja também

Leave a comment