Notícias André Savazoni 23 de fevereiro de 2015 (0) (123)

Gilberto Lopes é prata na Copa Pan-Americana de Cross-Country e Marily faz índice na maratona

Três brasileiros subiram ao pódio na classificação individual da primeira edição da Copa Pan-Americana de Cross-Country, disputada ontem, em Barranquilha, na Colômbia. A melhor colocação foi no adulto masculino, com a prata ganha por Gilberto Silvestre Lopes. Já em Sevilha, na Espanha, Marily dos Santos ficou em quinto lugar e garantiu o índice para os 42 km tanto no Pan de Toronto (Canadá) quanto no Mundial de Pequim, na China. Na Maratona de Tóquio, a primeira Major do ano, dobradinha da Etiópia.

No cross-country, entre os juvenis (até 19 anos), Daniel Nascimento ganhou a medalha de bronze. Como foram os melhores entre os sul-americanos, tanto Gilberto Lopes quanto Daniel garantiram a qualificação para o Campeonato Mundial, na China.

No juvenil, o Brasil ganhou o direito de levar a equipe completa, já que o time foi o terceiro na classificação geral, mas acabou em primeiro lugar entre os sul-americanos.

A terceira medalha do Brasil foi ganha por Jonathan Rocha, bronze na prova masculina para menores (até 17 anos).

MARATONA – Marily dos Santos ficou em quinto lugar na Maratona de Sevilha, também disputada ontem, na bela cidade do sul da Espanha (Andaluzia), com o tempo de 2:37:25.

Embora ainda distante do recorde pessoal de 2:31:55 de 2012, a marca coloca Marily na liderança do Ranking 2014-2015 do Brasil e a qualifica para a prova dos 42 km tanto dos Jogos Pan-Americano de Toronto como do Campeonato Mundial de Pequim.

De acordo com a CBAt, o índice para o Pan-Americano é de 2:55:00 e o prazo para a obtenção termina no dia 26 de abril. Já o tempo mínimo para o Mundial é de 2:44:00 e o período da qualificação vai até 24 de maio.

A vitória em Sevilha foi da portuguesa Filomena Costa, com 2:28:01. Entre os homens, o primeiro colocado foi o queniano Lawrence Cherono, com 2:09:39. O melhor brasileiro foi Valdir de Oliveira, 13º com 2:21:14.

TÓQUIO – Na primeira Major do ano, disputada ontem (noite de sábado no Brasil), dobradinha da Etiópia na Maratona de Tóquio, no Japão. Endshaw Negesse ganhou no masculino (2:06:00) e Berhane Dibaba (2:23:15) entre as mulheres. A próxima Major será no dia 20 de abril, em Boston, nos Estados Unidos, com cobertura exclusiva da Contra-Relógio, assim, como Berlim, Chicago e Nova York.

Veja também

Leave a comment