20 de setembro de 2024

Contato

Notícias Performance e Saúde Redação 6 de julho de 2014 (2) (134)

6 km

6km. Foi tudo que eu corri no mês de Junho. No mês inteiro! Não dá nem pra dar uma volta inteira na Lagoa (para quem é do Rio). Sim, vergonha total. Aposto que uma tartaruga de apartamento, andando pra lá e pra cá, deve ter feito uma distância maior que essa ao longo do mês de junho.

O motivo de tamanha inatividade? O primeiro, fui atingido por uma DPM – Depressão Pós Maratona. Sim, correr uma maratona exige tanto fisicamente e mentalmente que, nas semanas seguintes costumo ficar desmotivado para retomar os exercícios. Dessa vez não foi diferente com a Maratona de Porto Alegre que corri em Maio. “Correr para que – perguntava o diabinho na minha cabeça – você já correu a sua prova alvo do ano, a próxima é só ano que vem. Descanse um tempo!”.

Conversando com uns amigos vi que não sou o único a sofrer de DPM. Aliás ela é bem comum entre corredores que treinam muito e se dedicam muito para uma meta específica. É como se a vida ficasse sem propósito depois de atingida a meta.

Somada a depressão pós-maratona, veio a Copa do Mundo para derrubar de vez qualquer pretensão de treinamento sério no mês. Afinal de contas a Copa do Mundo toma muito tempo porque é preciso ver todos os jogos, participar de 5 bolões, assistir aos programas de mesa redonda, ler diversos jornais e sites a respeito, enfim, dá um trabalho danado!

Mas agora isso é passado, o mês de Julho chegou, a Depressão Pós-Mararona está terminando, assim como a Copa. Hora de escolher um novo desafio, uma nova meta e recomeçar os treinamentos. Hora de voltar pro asfalto!

Contatos:

Veja também

2 Comments on “6 km

  1. Antes da maratona de POA já havia ficado uns dias sem correr, e depois da maratona de POA corri somente no dia 28 de maio, fiquei um mês sem correr pra descansar e também tratar as costas, voltei aos treinos dia 29 de junho, começando com um trote de 5 km. Fiz quatro treinos até agora, fora umas pedaladas leves. Ontem fiz 8 km rodando bem leve. Estou me sentindo bem, e sem pressa, embora esteja inscrito na prova de 5.000 mts do campeonato paulista de atletismo master dia 17 de agosto. Volta de maratona é assim mesmo, só os tarados conseguem manter o mesmo ritmo após uma maratona, porém mais cedo ou mais tarde pagarão o preço. Um abraço.
    ————
    Oi Julio,
    Bom saber que não estou sozinho!
    Abs
    Rodrigo

  2. Mas pelo menos na alimentação você se cuidou, não cuidou???
    (Pensativo mas desconfiado! Rs.)
    ————-
    Mais ou menos, Hélio, mais ou menos, rsrsrs
    Abs

Leave a comment