Dez jovens promessas do atletismo brasileiro foram incluídas em um trabalho de quatro anos visando à Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. A Powerade Team surgiu da parceria entre a Coca-Cola Brasil e a Evolution Sports Development, além de contar com a chancela da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (Farj).
A definição do grupo teve como base os resultados recentes e posicionamento no ranking nacional. São atletas mirins e juvenis de salto, de velocidade e de provas combinadas que, desde janeiro, vivem intensa rotina de treinamento. Eles moram na sede da Farj, treinam no estádio de atletismo Célio de Barros e na academia Bodytech e, ao longo de 2012, participarão de competições estaduais, nacionais e internacionais.
Parte do Powerade Team irá a Londres vivenciar a experiência olímpica. Os atletas treinarão na Powerade Academy, programa internacional que vai reunir talentos do mundo inteiro para conhecer ex-atletas famosos; se hospedarão no Crystal Palace, centro de treinamento do Time Brasil; e assistirão de perto a várias competições da Olimpíada inglesa.
“Com o investimento no esporte olímpico em médio prazo, buscamos desenvolver novos talentos para que atinjam um alto nível de performance e possam representar o Brasil em igualdade de condições com qualquer atleta mundial”, diz John Pinto, diretor de Marketing de Novas Bebidas da Coca-Cola Brasil.
Formada por um paranaense e por quatro cariocas, a equipe de velocidade (foto ao lado) é treinada pelo técnico Cezar Coradassi. São eles: Andrei Martins de Freitas, de 16 anos, campeão brasileiro Caixa de mirins nos 100m e 200m rasos; Dandadeuá Brites, 18 anos, campeã de 400m rasos e de 400m com barreiras na categoria menor; Kelvin Tharsis de Oliveira, 16, revelação mirim da mesma prova; Renato Oliveira dos Santos Junior, 16, campeão estadual dos 100m e 200m rasos e pré-selecionado pela CBAt para a Seleção Brasileira de Atletismo Juvenil; e Thamiris Cristina Nogueira Vianna, 16, revelação na categoria mirim.
Já os atletas de salto (foto no alto) são treinados pela técnica Liliana Lohmann. De Santa Catarina, veio Luis Felipe Toreti, 17 anos, revelação infantil e mirim em salto em distância e salto triplo. De Pernambuco, Tulio dos Santos, 18, é campeão mirim brasileiro de salto triplo. Natural da Paraíba, porém criada no Rio de Janeiro, Maria Izabel Barbosa, 20, é campeã brasileira juvenil de salto com vara. Entre os cariocas estão Kerinde Brites, 18, recordista estadual no octatlo, e Tamara Alexandrino de Souza, 18, campeã juvenil pan-americana e sul-americana de heptatlo – pré-selecionada para as provas combinadas da equipe brasileira de atletismo na Olimpíada de Londres.
A equipe técnica conta ainda com o psicólogo Esmerino Rodrigues Junior, o nutricionista Daniel Ronaldo Zherrem, a fisioterapeuta Ana Doerzapff Chavis Lyra e o médico Rogério Lachtermacher.
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Ótima iniciativa.
Pena que tal iniciativa não parte de nossos governantes.
Sucesso ao projeto e aos atletas.
Não entendo por que acham que iniciativas assim devem partir dos governantes.
Trata-se de uma empresa investindo no esporte para obter lucro, nada mais natural.
Aliás, se não fossem as competições escolares promovidas pelos governos, a Coca-Cola nem saberia que estes talentos existem, pois ela se baseou nos rankings estudantis para formar a equipe.
———————————
Concordo com o Julio Cesar. A iniciativa privada tem de investir no esporte, só assim teremos recursos para formar realmente grandes atletas.
Temos inúmeras empresas lucrando (e muito) no Brasil atual, mas uma minoria da minoria investe no esporte.
Abraço
André Savazoni