25 de dezembro de 2025

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

25 de dezembro de 2025

Programe-se
com nosso
CALENDÁRIO

Circuito CAIXA passa por 14 cidades e fecha 2025 com crescimento histórico

O Circuito de Corridas CAIXA encerrou a temporada 2025 com números históricos e a consolidação de seu crescimento em todo o Brasil. Ao longo de 14 etapas, a mais tradicional série de corridas de rua do país reuniu 34 mil corredores, um aumento de 127% em relação a 2024, quando contou com 15 mil participantes. Criado em 2004, o circuito passou por todas as regiões brasileiras e teve um crescimento de 30% no número de provas em comparação ao ano anterior, que teve 11 etapas.

A etapa final, realizada em Brasília, marcou um novo recorde desde a criação do circuito. Com 5 mil inscritos, a capital federal recebeu o maior número de corredores já registrado em uma única prova da série. Ao todo, as 14 etapas da temporada representaram uma média de 2.429 corredores por evento.

“É uma satisfação fechar mais uma temporada de sucesso desse projeto tão importante para o esporte como ferramenta de socialização, saúde e qualidade de vida. E também uma honra ver como a CAIXA e o Governo Federal apoiam o esporte brasileiro”, destacou Hélio Takai, diretor da HT Sports, organizadora do circuito.

Presente na etapa de encerramento, o superintendente nacional de Patrocínio, Eventos e Promoção da CAIXA, Estevão Cezário Queiróz Mariano, ressaltou a consolidação do projeto em 2025. “Crescemos 30% neste ano e seguimos melhorando cada vez mais o Circuito, que já é tradicional no calendário da corrida de rua”, afirmou.


Antes do recorde de Brasília, a maior marca de inscritos pertencia à etapa de Fortaleza, em 2015, com 4.850 corredores. Em 2025, o maior público até então havia sido registrado em Natal, com 3.750 atletas. Além da participação expressiva, a temporada também teve destaque técnico. O baiano Fábio Jesus Correia obteve o melhor tempo masculino do ano nos 10 km, com 29min57 em São Paulo, enquanto a queniana Naum Jepchirchir registrou 35min24 em Belo Horizonte, a melhor marca feminina da temporada.

Outro destaque do circuito é o seu legado social. A ação Pegada do Bem, criada há 12 anos, arrecadou mais de 2.500 pares de tênis em 2025. Os calçados foram doados a 14 entidades locais que utilizam o atletismo como ferramenta de inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Como incentivo, os corredores que fizeram doações receberam uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA.

Com uma trajetória que soma mais de 370 mil participantes em 168 provas realizadas até 2025 — considerando a interrupção entre 2019 e 2023 por conta da pandemia —, o circuito reforça seu papel como uma das principais plataformas de incentivo à prática esportiva no país.


O circuito teve início em Cuiabá (MT) e seguiu por Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE) e São Luís (MA), avançando pelo Nordeste. Na sequência, passou por Natal (RN), Fortaleza (CE) e Vitória (ES), antes de chegar a São Paulo (SP), uma das etapas mais tradicionais do calendário. O mês de dezembro concentrou provas em Uberlândia (MG), Itajaí (SC), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), encerrando a temporada em Brasília (DF).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.