20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 24 de novembro de 2014 (0) (113)

K21 Serra do Japi encerra o circuito de 2014 com maior número de concluintes

O K21 Serra do Japi, na Fazenda Guaxinduva, em Cabreúva-SP, realizado no último sábado, teve todas as características de uma meia-maratona de montanha, com cinco subidas bem difíceis (e descidas tão ou mais íngremes, com a última necessitando do auxílio de cordas instaladas pela organização), contato total com a natureza, travessia de rios e, de “presente”, uma bela cachoeira faltando dois quilômetros, para um refresco antes de completar o percurso, além de uma visão privilegiada da região nos pontos mais altos.

Marcando o encerramento da temporada deste ano, o evento faz parte do circuito internacional, que contou com seis etapas no Brasil e passa por outros cinco países (Marrocos, Chile, Argentina, Costa Rica e Espanha). Foram 557 corredores completando os percursos, sendo 306 nos 21 km (219 homens e 87 mulheres), além de 183 nos 10 km (87 homens e 96 mulheres) e 68 nos 5 km (24 homens e 44 mulheres).

A proximidade com São Paulo atraiu os corredores da Capital paulista, fazendo da etapa da Serra do Japi a maior brasileira neste ano em número de concluintes. A prova, inclusive, já está confirmada no circuito em 2015, novamente no mesmo local e no mês de novembro (falta, porém, a confirmação ainda da data).

Algumas melhorias já estão sendo pensadas pela organização, como hidratação durante o percurso (nos 21 km havia um posto de isotônico apenas na altura do km 18, muito tarde pelas dificuldades da prova), a cerimônia de premiação (com muitas categorias) também demorada e o acesso à Fazenda Guaxinduva (no início, por exemplo, com o sistema de checagem dos nomes, formou-se uma longa e demorada fila, com os corredores levando 40 minutos apenas para conseguir passar pelo portão de entrada, o que acabou acarretando em um atraso de ao menos 15 minutos na largada, das 9h para as 9h15).

Na prova principal, os 21 km, os vencedores foram Guilherme Baituki (Curitiba), com 2h02. No feminino, o primeiro lugar foi de Maria de Fátima de Souza (Curitiba), com 2h36. Resultados completos e mais informações sobre o K21 Serra do Japi e o circuito mundial K21 no site oficial, o www.k21series.com.

Foto: Marcos Viana Pinguim/K21 Series/Divulgação

Veja também

Leave a comment