Notícias André Savazoni 18 de novembro de 2014 (0) (141)

K42 Villa La Angostura encerra temporada de 2014 do circuito internacional em grande estilo

Uma típica vila de montanha na Patagônia Argentina. Um belo dia de sol com céu azul. Montanhas com trilhas abertas e fechadas. Neve. Cinzas de vulcão. Subida ao Cerro Bayo, a estação de esqui local, atingindo 1.792m de altura. Um visual incrível da região dos Lagos na Província de Neuquén. Junte-se tudo isso e temos a K42 Villa La Angostura, que marcou o encerramento do circuito mundial, no final de semana.

O evento é dividido em quatro dias, neste ano, de 13 a 16 de novembro. Começa com a entrega dos kits na quinta-feira, passa pela corrida de 15 km e congresso técnico na sexta, chega ao ápice nos 42 km no sábado (que inclui a cerimônia de premiação e uma animada festa à noite) e termina com a prova kids no domingo pela manhã.

O percurso da maratona tem como pontos mais altos o Belvedere (na primeira metade, mas que não é percorrido até o topo, ficando, “apenas”, nos 1.393m no km 6) e o Cerro Bayo (que engloba a estação de esqui do local e acesso por teleféricos, inclusive durante a prova para quem quiser assistir), com direito a 8 km de subida intensa até os 1.792m (e a descida depois tão íngreme quanto), com uma visão privilegiada dos dois lados da região, sendo um atrativo único e que torna o K42 argentino uma das corridas mais bonitas de todo o mundo.

Foram 1.141 concluintes nos 42 km. Somando a maratona e os 15 km, participaram cerca de 100 brasileiros. Na elite, os favoritos justificaram a longa viagem da Europa. Deu dobradinha italiana. No masculino vitória de Marco de Gasperi, com 3:23:39. O pódio teve ainda os argentinos Edgar Dario Rios (3:25:30) e Sergio Gustavo Pereyra (3:28:30).

No feminino, Elisa Desço, campeã mundial de Skyrunning (corrida vertical) neste ano, venceu a K42 com “sobras”, fazendo 3:59:15. Na sequência, vieram as argentinas Verônica Ramirez (4h16) e Adriana Vargas (4:21:59). Por sinal, tanto Gasperi como Elisa acumularam os prêmios por terem sido os primeiros a atingir o cume do Cerro Bayo.

Veja os resultados completos e a classificação geral e por categorias, tanto nos 42 km quanto nos 15 km, em www.k42series.com/argentina/.

Leia a cobertura completa na edição de dezembro da Contra-Relógio.

Veja também

Leave a comment