
A 26ª Volta Internacional da Pampulha Bradesco, realizada no domingo, 7 de dezembro, reuniu milhares de corredores ao redor da Lagoa da Pampulha e coroou a brasileira Amanda Aparecida de Oliveira e o queniano Wilson Maina como campeões da edição 2025.
Em uma das chegadas mais emocionantes da história recente da prova, Amanda Aparecida de Oliveira colocou o Brasil novamente no topo após 11 anos sem vitória nacional no feminino. A mineira de Mercês brilhou diante do público local e cruzou os quase 18 km do percurso em 1h07min05, apenas um segundo à frente da queniana Naum Jepchirchir.
Além do triunfo emocionante, Amanda tornou-se a primeira atleta de Minas Gerais a vencer a elite feminina da Volta da Pampulha em 26 edições.
“Eu estou muito feliz. Vou levar essa vitória para casa com um orgulho imenso para a minha família. Foi muito doloroso, mas valeu a pena. O segredo é dedicação de vida, e muito treino. No final, achei que não ia dar mais, mas falei que ia acreditar até o fim. A linha de chegada é só no final. Trabalhei muito subida, e deu certo”, afirmou a corredora de 28 anos, que já tinha dois vices e um terceiro lugar na prova.

No masculino, o Quênia manteve sua tradição na Pampulha. Morando e treinando em Pouso Alegre (MG), Wilson Maina venceu com autoridade após completar o percurso em 55min23, abrindo mais de um minuto sobre o brasileiro Giovani dos Santos, seis vezes campeão da prova e segundo colocado desta vez (56min44).
Maina havia sido terceiro em 2023 e evoluiu para conquistar o título em 2025. “A umidade estava alta, mas treinei bem e deu tudo certo. No próximo ano, quero melhorar ainda mais minha marca”, disse o atleta, já arriscando frases em português.
Giovani, aos 44 anos, mostrou que segue competitivo e firme entre os melhores. “Essa prova é especial para mim. Estou satisfeito e agora foco na vaga para a São Silvestre”, comentou.
Resultados – Top 5
Masculino
- Wilson Mutua Maina (Quênia) – 55min23
- Giovani dos Santos (Brasil) – 56min44
- Gilmar Silvestre Lopes (Brasil) – 58min14
- Daniel Santana de Souza (Brasil) – 58min39
- Gosa Bagale Seyoum (Quênia) – 58min42
Feminino
- Amanda Aparecida de Oliveira (Brasil) – 1h07min05
- Naum Jepchirchir (Quênia) – 1h07min06
- Viola Jelagat (Quênia) – 1h07min15
- Alemtsehay Adbaru Gebeyehu (Etiópia) – 1h07min21
- Anastacia Rocha Pereira (Brasil) – 1h08min11


