12 de dezembro de 2025

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

Maratona de Cape Town é cancelada devido a ventos fortes

Decisão foi tomada após danos na estrutura do evento; inscritos poderão transferir a participação para 2026 ou 2027
Foto: Sanlam Cape Town Marathon

A Maratona da Cape Town, na África do Sul, foi cancelada neste domingo (19) cerca de 90 minutos antes da largada, devido aos fortes ventos que atingiram a região durante a madrugada. A decisão foi anunciada às 5h (horário local), apenas uma hora e quinze minutos antes da partida prevista para as 6h15, deixando frustrados os 24 mil inscritos na prova, que havia esgotado as inscrições ainda em julho.

Segundo o comunicado oficial, os ventos intensos danificaram estruturas na área de largada, em Green Point. Após reuniões emergenciais com representantes da prefeitura, equipes de segurança e gestão de riscos, os organizadores optaram por cancelar a corrida para garantir a segurança dos participantes, voluntários e do público.

“Estamos devastados com o cancelamento do nosso evento tão especial”, declarou Clark Gardner, CEO da Maratona de Cape Town. “Trabalhamos por meses planejando diferentes cenários e condições, mas, no fim, uma força maior teve a palavra final. Lamentamos profundamente a situação.”

Os corredores foram informados da decisão por mensagens enviadas via WhatsApp. Apesar da política de não oferecer reembolsos, os organizadores confirmaram que todos os inscritos poderão adiar sua participação para as edições de 2026 ou 2027, com apoio do patrocinador principal, a Sanlam.

A próxima edição da prova está prevista para maio de 2026.

Status como candidata às Majors

Desde 2021, a Maratona da Cidade do Cabo está em processo de avaliação para integrar o circuito das World Marathon Majors (WMM), que reúne as provas de Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago, Sydney e Nova York. Caso seja aprovada, será a primeira Major realizada no continente africano.

A WMM informou, por meio de comunicado, que está em contato com a organização sul-africana para avaliar os impactos do cancelamento no processo de candidatura.

“Ficamos impressionados com o progresso da equipe de Cidade do Cabo após a aprovação na fase de avaliação em 2024”, afirmou Dawna Stone, CEO das World Marathon Majors. “Nos solidarizamos com os organizadores, voluntários e corredores que esperavam um dia histórico e reconhecemos a dificuldade dessa decisão.”

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.