


Cinco vezes vencedor da São Silvestre, entre 1995 e 2000 (com exceção de 1997), Tergat foi reconhecido por sua trajetória e recebeu uma placa comemorativa das mãos de Erick Castelhero, diretor da Corrida Internacional de São Silvestre. Ele ainda deixou o molde de seus pés na calçada da fama da prova. A cerimônia teve a apresentação da medalhista olímpica em águas abertas Poliana Okimoto e contou com a presença de jornalistas e convidados.

“Isso não é uma pequena conquista, mas uma grande honra que recebi esta tarde. Quero dizer que, pelos muitos anos em que competi na São Silvestre, São Paulo continua sendo minha cidade no Brasil. É a minha segunda casa”, disse Tergat.
Aos 56 anos, ele segue sendo referência mundial nas corridas de fundo e no atletismo. Questionado sobre o que mais sente falta da época em que competia na São Silvestre, não hesitou: “O que eu mais sinto falta é da hospitalidade das pessoas. Sinto saudade da corrida, dos eventos logo depois, de poder desfrutar… até das noites de carnaval aqui em São Paulo. Sinto falta de competir”.
Tergat também deixou uma mensagem para os corredores que estarão na 100ª edição da prova no fim do ano e garantiu que estará presente para essa edição especial: “Você tem tempo até dezembro. Prepare-se, treine bastante e certifique-se de que não vai perder a linha de partida no final de dezembro, porque eu estarei aqui também para encorajá-lo e apoiá-lo.”
Reconhecido aqui no Brasil não apenas pelas vitórias, mas também pela forma como ajudou a projetar a São Silvestre no cenário internacional, Tergat falou ainda sobre as mudanças que observa na corrida de rua, em especial a evolução dos calçados: “A dinâmica do esporte muda a cada dia. E isso é também por causa da nova tecnologia dos calçados. Eu e meus amigos, na nossa época, não usávamos esses tênis com essa tecnologia. Em termos de corrida, temos que seguir as atualizações e mudanças tecnológicas em constante evolução”.
No encerramento, Tergat reforçou a relação especial que construiu com o Brasil: “Obrigado a todos vocês. Só quero dizer que o Brasil é a minha casa. São Paulo me deu uma oportunidade única. Na minha história de vida, o Brasil ficou no topo”.
Além da homenagem, Paul Tergat está no Brasil a convite da Fila para o lançamento de um novo tênis de corrida e será um dos convidados especiais da Maratona Fila, que acontece neste domingo (24), em São Paulo.
A celebração a Tergat abre oficialmente o calendário de festividades da 100ª São Silvestre, que deve reunir 50 mil corredores em 31 de dezembro.



