O queniano Eliud Kipchoge deu indícios de que está se aproximando da despedida das competições de alto nível. Em entrevista exclusiva ao site Olympics.com, após sua sexta colocação na Maratona de Londres 2025, o bicampeão olímpico afirmou que já cumpriu tudo o que precisava como atleta de elite.

“Não tenho mais nada a provar. “Não estou competindo com ninguém além de mim mesmo. Corro pelos valores do esporte. Corro pelos valores da humanidade. É por isso que ainda estou correndo”, declarou Kipchoge, que aos 40 anos segue sendo uma referência de dedicação, longevidade e inspiração.
A participação em Londres teve um peso simbólico para o maratonista, que considera essa sua última corrida na capital britânica. Ele já pensa em uma nova fase, em que usará as maratonas para promover causas sociais, como educação e preservação ambiental. “Acredito que ainda vou correr maratonas em grandes cidades pelo mundo, mas por causas sociais – pela educação e pela conservação”, disse o atleta de 40 anos.
Mesmo sinalizando uma transição na carreira, Kipchoge ainda tem planos para mais um ano competitivo. Sua próxima prova será a Maratona de Sydney, no dia 31 de agosto, evento que fará sua estreia no grupo das World Marathon Majors.