20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria Redação 5 de maio de 2014 (3) (123)

MINO

Outro dia falei aqui dos tênis de corrida que tenho, e da dificuldade em me desfazer deles. Obsessões e brincadeira à parte, é importante sabermos a hora certa de parar de usar um tênis, para evitar lesões,  e não existe um número mágico que defina a quilometragem que deve servir de ponto final na vida útil de um tênis. Varia de modelo para modelo, de acordo com a biomecânica do corredor, etc.

De qualquer forma, vários corredores controlam a quilometragem dos seus tênis para, em um determinado momento, decidir por descartá-los, doá-los,  ou mesmo passar a usá-los para outros fins que não seja a corrida. Eu, por exemplo, passei a anotar o modelo que uso em cada treino na minha planilha de treinos, assim posso saber a quilometragem acumulada de cada um deles.

Essa semana me deparei na internet com um produto novo (pelo menos, novo para mim) que promete ajudar neste controle. É o MINO, um dispositivo que, colocado sob a palmilha do seu tênis, registra os kms de seus treinos e, através de um painel com 6 lâmpadas, que acendem progressivamente, informa o status de desgaste do seu tênis.

O dispositivo funciona assim: à medida em que você corre com ele dentro do tênis, ele vai contando o número de passos que você dá e, baseado em um número médio de passos por km, ele converte essa informação em distância percorrida. Ainda segundo médias da indústria, o dispositivo parte da premissa que o limite de um tênis é 400 milhas (aproximadamente 640 km) e, à medida em que a distância percorrida pelo tênis vai se aproximando deste limite, as seis luzes do painel vão se acendendo para que o corredor saiba que está chegando a hora de trocar de tênis.

O MINO, segundo o site do fabricante, tem uma espessura de 2,5 mm e peso desprezível e pode ser usado em qualquer um dos pés. Naturalmente, para o controle fazer sentido, o dispositivo deve ser usado desde que você começa a usar um determinado tênis, e sempre no mesmo tênis.

O principal ponto de atenção, a meu ver, é justamente que ele se baseia em médias. Nem todos corredores dão o mesmo número de passos em 1 km e nem todos os tênis são feitos para durar a mesma quantidade de quilômetros. Isso sem falar na influência do peso e altura de cada corredor no desgaste do tênis. De qualquer forma, é um produto barato (US$ 15) para quem quiser testá-lo. O site do produto é www.runmino.com

Se alguém aí já testou ou resolver testar, comentários são bemvindos!

Contatos:

Veja também

3 Comments on “MINO

  1. O MINO é um misto de odômetro com podômetro, ao que me parece ser. Interessante!

    Sabia que eu nunca liguei para essa coisa de vida útil do calçado de corrida? Vou entrando mesmo pelo “tempo inútil” até quando tiver grana para comprar outro. (risos)
    E no meu conceito pessoal, vida útil não meço pela kilometragem, e sim se o solado não está ficando “careca”, se o furo do dedo mindinho não está se transformando em um rombo,… (risos). É o modo meu de pensar visto que tenho consciência de que sou um corredor amador.

    E por falar em vida útil, eu sempre tive uma dúvida quanto a doações de um calçado de corrida por conta de estar fora de sua vida útil. Não sei se você entendeu o meu questionamento. Vai para uma Campanha, o beneficiado pela doação vê que é um calçado de corrida e o uso na prática da corrida.

    Longe de desmerecer qualquer Campanha deste gênero, mas parece que poderá ser prejudicial a quem vier a usar.

  2. Eu planilho no excel. Não tem erro…

  3. Controlo meus treinos pelo Strava e nele existe uma funcionalidade pra você cadastrar seus tênis e no momento de subir o treino do garmin você já aponta qual o tênis usou, assim ele controla a quilometragem de cada tênis. #FicaDica
    ——————–
    Boa dica, Weslley, obrigado!

    Abs
    Rodrigo

Leave a comment