Boston vai ficando ainda mais seletiva e tem recorde de brasileiros inscritos

A edição de 2017 da Maratona de Boston tem dois aspectos a serem analisados. O primeiro que está comprovadamente ficando mais seletiva, ou seja, não adianta apenas fazer o índice, é preciso baixá-lo e bem. A segunda é o crescimento amplo do número de interessados aqui no Brasil, mesmo com a questão financeira sendo um problema pelo câmbio bem desfavorável na comparação com períodos anteriores. Há um recorde absoluto de 199 brasileiros inscritos oficialmente neste momento.

Na questão do índice, alguns fatores mostram que, depois do corte de 2:28 para a edição deste ano com a procura maior por causa da edição de número 120, houve uma seleção da seleção por causa da redução do índice em 2:09, como foi confirmado hoje pela Boston Athletic Association (BAA), responsável pela maratona.

O que justifica isso? Por exemplo, a Maratona de Boston é a que mais qualifica para Boston. Meio que óbvio, certo? Porém, neste ano, devido ao clima seco e calor, as condições para correr foram bem ruins e, por isso, o índice de requalificação para Boston foi o segundo menor da década (só perdeu para o calor absurdo de 2012). Ou seja, se Boston tivesse sido fria e perfeita, como a de 2015, o corte no índice seria maior e, sinceramente, arriscaria algo perto ou superior aos 4 minutos.

Sem falar que outras maratonas que classificam muitos atletas nos EUA também tiveram climas adversos.

Dessa forma, fica a dica: começa agora a janela para a edição de 2018 de Boston. Quer correr a prova (e vale demais, em todos os sentidos, é uma experiência única)? Trabalhe com 5 minutos do índice (vejam abaixo como isso se torna cada vez mais real). Não tem como. Se é 3h15? Foque no sub 3h10. Se é 4h05, pense no sub 4h. Homem ou mulher.

Gosta de números, veja os da edição de 2017:

  • 26.171 applications were received during the registration period for qualifiers.
  • 23.214 Qualified applicants have been accepted to date or are in the process of being accepted, pending verification of their qualifying performance.
  • 2.957 applicants were unable to be accepted due to the large number of eligible qualifiers who submitted an application for entry combined with field size limitations.
  • Details of the B.A.A.’s registration process for Qualifiers can be found on the following web page: http://www.baa.org/races/boston-marathon/participant-information/athlete-registration.aspx

During the registration period, the breakdown of accepted Qualifiers was as follows:

  • 4.357 Qualifiers met their qualifying time by 20 minutes, 00 seconds or faster.
  • 7.105 Qualifiers met their qualifying time by 10 minutes, 00 seconds or faster.
  • 6.845 Qualifiers met their qualifying time by 05 minutes, 00 seconds or faster.
  • 4.497 Qualifiers met their qualifying time by 02 minutes, 09 seconds or faster.
  • 410 Qualifiers were accepted based on finishing 10 or more consecutive Boston Marathons.

Por sinal, essa última na relação era o meu objetivo, pois com 10 ou mais Bostons seguidas, você passa a ter a vaga para sempre. Porém, não me inscrevi neste ano pelas mudanças na vida, depois de cinco consecutivas, provavelmente (existe uma possibilidade ainda mais para frente), vou quebrar a sequência.

Em relação aos brasileiros, outro ponto a se destacar. São 199 inscritos por índice nas diferentes faixas etárias (fora algum que possa entrar na elite, por caridade ou patrocinadores, além de agências de turismo), ou seja, um recorde histórico. A maior participação do País, o que comprova o que venho escrevendo há um bom tempo, o crescimento do interesse por aqui mesmo com a questão financeira sendo um grande problema.

Vamos aguardar, apenas, quando irão realmente para Boston e completarão a prova. Como comparação, neste ano, foram 155 inscritos e 132 largaram e concluíram a edição 120.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.