Notícias zDestaque Centro Redação 21 de novembro de 2024 (0) (57)

Maratona da Cidade do Cabo dá passo decisivo rumo ao seleto grupo das Majors


A Maratona da Cidade do Cabo (Cape Town), na África do Sul, acaba de alcançar um marco histórico ao concluir com sucesso a Etapa 1 de sua candidatura ao Abbott World Marathon Majors (AbbottWMM). Se for aprovada, será a primeira maratona da África a integrar o seleto grupo das Majors, composto por Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova York e a recém-anunciada Sydney.

Segundo os organizadores, a campanha #YouDoCount, que mobilizou 20 mil corredores na edição 2024 da maratona, desempenhou um papel crucial para que essa primeira etapa fosse cumprida. O evento ainda contou com a participação de atletas de elite de nível mundial, com 10 nomes Gold Label e recordes do percurso no masculina e no feminino, com o etiope Abdisa Tola Adera, com 2:08:15, e a sul-africana Glenrose Xaba, com 2:22:22 (recorde sul-africano).

A jornada para se tornar uma Major exige atender a 104 critérios rigorosos, que abrangem desde a experiência dos corredores até padrões operacionais. A avaliação da Etapa 2 está marcada para a próxima edição, marcada para 19 de outubro de 2025, quando o evento deverá atender a novos desafios, como a ampliação do campo de elite para incluir 4 atletas de Platinum Label e 6 de Gold Label, além de conseguir gerenciar o fluxo de público à medida que o número de participantes cresce.

A expectativa é de que, com a aprovação da Etapa 2 em 2025, a prova conquiste o status de Major em 2026. Já a Maratona de Xangai (China), que iniciou a candidatura este ano, poderá concluir o processo em 2027.

Veja também

Leave a comment