Notícias zMais notícias Redação 13 de novembro de 2024 (0) (248)

Robôs invadem as corridas na China

Nas últimas semanas, duas corridas na China contaram com a presença de robôs, participando ativamente dos eventos. No dia 10 de novembro, na Meia Maratona de Yizhuang, em Pequim, o robô humanoide Tiangong foi visto incentivando os participantes e, nos 100 metros finais, uniu-se à corrida, cruzando a linha de chegada.

Tiangong é o primeiro robô humanoide de tamanho real totalmente elétrico do mundo, pesando 43 kg e com altura de 1,63 m. Suas funções incluíam acenar, cumprimentar e até posar para fotos.


Já a Maratona de Hangzhou, realizada dia 3 de novembro, teve a participação de dois robôs quadrúpedes, que desempenharam funções diferentes na prova. Go2, que é capaz de cumprimentar e realizar acrobacias como saltos mortais e paradas de mão, acompanhou os corredores como forma de entretenimento, com música, mensagens de incentivo e dicas de segurança ao longo do percurso,

Já o robô B2 serviu de “coelho” na meia maratona, adotando ritmo constante de 9min24s por km para ajudar os corredores a manter o pace. Testes foram realizados para garantir que ele respondesse a pessoas e a obstáculos no percurso.


Esses robôs têm outras habilidades além de correr e manter ritmos constantes. Eles são capazes de fornecer feedback em tempo real sobre temperatura e frequência cardíaca dos corredores, além de servirem como uma ferramenta para reforçar a segurança, facilitando o monitoramento e a resposta rápida a emergências médicas ou de segurança, podendo até transportar suprimentos médicos pelo local.


Veja também

Leave a comment