Já em clima de Copa do Mundo, o Circuito de Corridas Caixa encerrou no último domingo (8), em Goiânia, a primeira fase de competições da temporada. A prova foi vencida pelos quenianos Stanley Koech e Nancy Kipron. Os destaques brasileiros foram Valdir Sérgio de Oliveira, terceiro colocado, e Joziane da Silva Cardoso, que terminou em quarto. Depois de uma pausa de quase dois meses, durante o Mundial de futebol, o Circuito recomeça em Fortaleza, no dia 3 de agosto.
Ainda traumatizada pela perda de Fernandão, um dos maiores ídolos do futebol local, que faleceu na madrugada de sábado num acidente de helicóptero, a cidade de Goiânia foi palco da quinta etapa da temporada do Circuito Caixa. O Parque Areião, no setor Pedro Ludovico, recebeu cerca de 2,5 mil corredores em um dia de sol e temperatura de 24ºC.
A elite feminina foi totalmente dominada pelas atletas africanas. A campeã da São Silvestre e da Meia-Maratona do Rio, em 2013, Nancy Kipron não deu chance às adversárias e cruzou a linha em 34:08, baixando em 39 segundos o recorde na cidade, que era da goiana Sueli Pereira, obtido em 2011. “Gostei muito do percurso e do clima, mesmo tendo de encarar algumas subidas mais longas, quando tive de fazer bastante força”, contou a queniana que está voltando ao seu país nesta semana. Ela retorna ao Brasil para lutar pelo bicampeonato no Rio de Janeiro, no final de agosto.
Quase um minuto depois, chegou a parananese Joziane da Silva Cardoso, a melhor brasileira na prova. “Não consegui acompanhar as africanas, elas estão em outro nível. Mesmo assim lutei muito para não perdê-las de vista, tanto que no oitavo quilômetro, cheguei a passar a Jacklyne (terceira colocada), mas no último quilômetro ela retomou a posição. Estou feliz com meu resultado”, afirmou a corredora de Apucarana, que treina com a equipe Pé de Vento há um ano.
A história se repetiu na elite masculina. O queniano Stanley Koech venceu com facilidade, seguido do compatriota Paul Kimutai. “O percurso foi difícil, mas estou feliz com a vitória”, resumiu o campeão da Maratona de São Paulo de 2013 e da Meia de Salvador, na semana passada. Assim como Nancy, ele vai embora para o Quênia e retorna em agosto.
O terceiro colocado, Valdir Sérgio de Oliveira, estava muito contente com a performance. “Venho de uma sequência de seis provas direto e por isso o resultado foi excelente. Forcei o ritmo no finalzinho para garantir o terceiro lugar”, afirmou o mineiro, novo líder do Ranking Caixa/CBAt, com 207 pontos, 7 à frente de Sivaldo Santos Viana, que terminou apenas em oitavo e somou 15 pontos por ter sido o sexto melhor brasileiro.