Com 20 mil inscritos e a fama de ser a corrida de rua mais rápida do Brasil na distância, a 29ª edição dos 10 km da Tribuna FM-Unilus será disputado neste domingo, em Santos. Já na capital gaúcha ocorre a edição de número 31 da Maratona Internacional de Porto Alegre.
Com largada a partir das 8 horas, a Tribuna 10 km tem dois grandes destaques: a disputa pelas vitórias, com os quenianos novamente como favoritos, e a festa promovida pelos amadores, sobretudo com os famosos pelotões, as equipes de empresas, academias e associações.
Na ponta da frente, os atletas africanos chegam para tentar manter a hegemonia. Nos dois últimos anos, garantiram dobradinhas e na disputa feminina, o domínio é maior ainda, com vitórias nas cinco últimas edições. Os quenianos também são os donos dos atuais recordes, com Edwin Kipsang Rotich, com 27:45, no ano passado, e Paskália Kipkoech, com incríveis 30:57.
Neste ano, uma das esperanças brasileiras é Solonei Rocha da Silva, sexto colocado no Mundial de Atletismo 2013, na prova de maratona. Na edição passada em Santos, ele foi o oitavo colocado, em ritmo de preparação para a maratona, e agora chega mais motivado e conhecendo melhor o percurso. Outro nome que pode bater de frente com os rivais internacionais é Rafael Santos de Novais, sétimo na prova de 2013. Entre as mulheres, três brasileiras aparecem como nomes fortes: Fabiana Cristine, Cruz Nonata da Silva e Tatiele Roberta de Carvalho.
A presença dos pelotões na Tribuna também incide em outro diferencial para a disputa, a grande participação feminina. Neste ano, as mulheres representam nada menos que 40% dos inscritos, número bem acima da média nacional. “Boa parte, sem dúvida, aderindo pelos grupos”, afirma diretor geral do evento, Marcos Clemente Santini. Para complementar o clima festivo, a prova disponibiliza três atrações turísticas ao longo do percurso, com sons variados, com DJ, grupo de pagode e banda de rock.
A Tribuna terá largada na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, e término na Praia do Gonzaga, junto à Fonte Luminosa, sendo os dois últimos quilômetros pela orla. A primeira largada será às 8h, com os cadeirantes, deficientes físicos e visuais. Dez minutos depois será a vez da elite A feminina. Na sequência, às 8h20, a elite A masculina, pelotão premium e leilão solidário, elite B (homens e mulheres) e o primeiro pelotão de amadores. Para uma melhor fluidez, sobretudo no trecho inicial do percurso, a prova contará com três grupos de amadores, a chamada largada em ondas. Às 8h40, será o segundo pelotão e às 8h50, o terceiro e os caminhantes. Todos os detalhes no site www.triesportes.com.br.
PORTO ALEGRE – Já a Maratona Internacional de Porto Alegre, considerada a melhor do País para obtenção de tempo ou estreia na distância pelo percurso praticamente plano e temperatura benéfica para os corredores, terá largada no Jockey Club da capital gaúcha. Ao todo, são cinco modalidades: 42 km individual, prova rústica, revezamento (dupla, quarteto ou octeto) e Maratoninha, com percursos de 50 a 400 metros, para crianças e adolescentes entre 3 e 14 anos.
A prova está programada para começar às 6h45, com a largada da maratona feminina, seguida pela dos portadores de necessidades especiais, maratona masculina e revezamento para duplas, maratoninha, maratona de revezamento para quartetos e octetos e, por fim, a Rústica de Porto Alegre.
O evento irá premiar os dez primeiros colocados das categorias masculina e feminina, sendo que o primeiro leva R$ 12 mil. Se o campeão do masculino e/ou feminina estabelecer a melhor marca em maratonas brasileiras receberá um bônus de R$ 12 mil. As categorias de portadores de necessidades especiais também recebem prêmios em dinheiro. Também haverá premiação por faixa etária.
Mais informações no site oficial, o www.maratonaportoalegre.com.br.