Sem categoria André Savazoni 3 de junho de 2016 (0) (268)

Rumo a Porto Alegre: Carlos André e o projeto maluco dos 42,195 km

Carlos André Corrêa Cardoso, de 33 anos, de Ponta Grossa-PR, vive a expectativa da estreia no dia 12 de junho, em Porto Alegre, ou, como ele mesmo diz, do projeto maluco de encarar os 42,195 km. Hoje, após três anos de uma mudança de vida, com altos e baixos no período, e o início da corrida em 2015, ele pesa quase a metade do que quando começou: 78 kg contra 134 kg. Conheça a história dele, mais um personagem da série Rumo a Porto Alegre.

Carlos André (com o telefone) antes da relação com o esporte e a corrida Arquivo Pessoal
Carlos André (com o telefone) antes da relação com o esporte e a corrida
Arquivo Pessoal

“Minha mudança de hábitos teve início em agosto de 2013. Divorciado, com 31 anos e pesando 134 kg, morando na gelada cidade de Guarapuava/PR. Nunca gostei de me ver em fotografias, porém ao participar de um evento profissional, uma foto minha foi publicada no Facebook. Eu fiquei em estado de choque, não tinha nenhuma noção do meu peso e da minha aparência.

Então, me matriculei em uma academia, procurei orientação nutricional e, a passos lentos, os resultados apareceram. Cortei todas as besteiras e guloseimas. O tempo dedicado aos exercícios só aumentava. Resultado: 80 kg em janeiro de 2015, com percentual de gordura em torno de 13%!

Porém, todos os anos de abuso deixaram marcas e me submeti ao procedimento estético da abdominoplastia. No mínimo 60 dias longe de atividades físicas. Por conta das circunstâncias profissionais, esse tempo foi bem maior. Mudei de cidade, fui morar em Ponta Grossa/PR e em seis meses abandonei os bons hábitos alimentares, o que me fez ganhar 7 kg. Era viagem a serviço para lá e para cá, impedindo de ter uma rotina saudável.

No final de julho, ao ministrar um treinamento em Florianópolis/SC, olhei toda a beleza da Avenida Beira Mar, e pensei: que tipo de exercício eu posso fazer em qualquer lugar? Eureka! Corrida!

Agora, Carlos André nas ruas, correndo, como fará no dia 12 em Porto Alegre
Agora, Carlos André nas ruas, correndo, como fará no dia 12 em Porto Alegre Arquivo Pessoal

Voltei para a academia, voltei para a dieta e percebi que a corrida tinha outra vantagem, além de poder ser praticada em qualquer lugar: a sensação de bem-estar. Procurei uma assessoria (BPM – Curitiba/PR), e a passos lentos decidi participar de uma prova de 10 km em outubro/2015.

Percorri esses 10 km em incríveis 52:50 e decidi continuar progredindo. A primeira meia-maratona concluída em 1:52:20 aconteceu em dezembro/2015. Eu não sou veloz, mas a mente é muito forte, ou seja, vamos aumentar a distância. E resolvi encarar esse projeto maluco de completar 42,195 km no dia 12/06/2016, em Porto Alegre.

Minha rotina de treinos  durante a semana ocorre com o auxílio de esteira, treinos de ritmo, intervalados, fartlek etc. Domingo é dia de acordar cedo e praticar treinos mais longos, 28, 30, 35 km… Hoje não preciso mais perder peso, estou com 78 kg, percentual de gordura em torno de 13%. Mas estou viciado, não imagino mais a minha vida sem a corrida!”

Veja também

Leave a comment