Notícias zMais notícias Redação 3 de julho de 2024 (0) (190)

Com percurso aferido e presença de árbitros, Sorocaba realiza evento inédito no Brasil


Quatro corredores se reuniram na madrugada do dia 29 de junho em Sorocaba, interior paulista, para tentar quebrar o recorde de maratona em solo brasileiro, que é de 2:11:19 e pertence a Vanderlei Cordeiro de Lima (Maratona de São Paulo de 2002). O atleta que conseguisse quebrar a marca levaria para casa uma premiação de 300 mil reais. O evento foi inédito no Brasil e foi realizado em percurso aferido e com a presença de árbitros da Federação Paulista de Atletismo.

O chamado “Breaking 2h” – numa alusão ao evento da Nike de 2017, quando Eliud Kipchige tentou pela primeira vez quebrar a marca das 2h na maratona – foi uma iniciativa dos organizadores da Maratona de Sorocaba, cujo percurso tem aferição oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e a altimetria de apenas 94 metros. 

O evento foi transmitido ao vivo no instagram do Correria Campinas, mídia parceira oficial do evento, que acompanhou a performance dos atletas de uma carro-madrinha.

Dos quatro atletas que largaram, apenas dois concluíram o percurso, sem a quebra de recorde. Antonio Silva abandonou o desafio na metade de percurso, com o tempo de 1h09. O queniano Jackson Ruri Munyua parou no km 26. Restaram assim apenas dois atletas no percurso. O atual campeão e recordista da Maratona de Sorocaba, o queniano Justin Moose (02:17:23 na Maratona de Sorocaba 2023), e o corredor de Piracicaba Antonio Marco Araújo, quinto colocado na Maratona do Rio 2024. Quem levou a melhor foi o brasileiro, que fechou o desafio em 02:24:38. Moose terminou os 42.195 metros com 2:26:04. 

Segundo Tony Muknika, responsável pelo evento e organizador da Maratona de Sorocaba, marcada para os dias 23 e 24 de novembro, esse desafio deve continuar para os próximos anos pelo menos até que o recorde seja batido. “Este foi o primeiro de muitos, caso não seja batido na própria Maratona de Sorocaba em novembro deste ano”, disse Tony.  

A Maratona de Sorocaba Novembro Azul está na sua 7º edição e segue com inscrições abertas.  Para inscrições, acesse https://www.maratonasorocaba.com.br

A prova será válida pelo Ranking Brasileiro dos Maratonistas 2024 e este ano terá cobertura especial da Contra-Relógio. 

Veja também

Leave a comment