Blog do Corredor zMais notícias Luciano Martins 17 de junho de 2024 (0) (269)

30 maratonas concluídas: desafio proposto e missão cumprida 

O corredor João Carlos Zavatti (@joao_carlos_zavatti), de Indaiatuba, interior de São Paulo, estabeleceu o objetivo de correr 30 maratonas logo na sua estreia nos 42 km, na Maratona de Blumenau em 1999. Ele atingiu a marca na Maratona do Rio, no dia 2 de junho, e conta aqui um pouco de sua história e como foi realizar seu grande desafio. 

Em julho de 1999, quando estava correndo minha primeira Maratona em Blumenau, estabeleci um desafio de correr 30 maratonas e, se possível, que a trigésima fosse atingida com 60 anos de idade. Isto porque na altura do km 38 daquela prova senti que meu corpo reagiu muito bem aos longos e exaustivos treinos preparatórios e a distância de 42.195 metros.

Com um ano de atraso devido à pandemia do Covid-19, que obviamente ocasionou o cancelamento de todas as provas de rua no país, finalmente, no dia 2 de junho consegui cumprir meu desafio no Rio de Janeiro e completei minha trigésima Maratona aos 61 anos. 

Atingir este objetivo requer força de vontade, sacrifícios e sobretudo compreensão de quem está a seu lado. E por isso agradeço imensamente à minha amada esposa e querida filha, que sempre me apoiaram, me incentivaram e fizeram até viagens não “programadas” comigo para que eu pudesse participar de provas. 

Agradeço ao Tomaz Lourenço, editor da Revista Contra-relógio e ao Ayrton Ferreira (in memoriam), autor do livro MARATONA, pelos ensinamentos e informações fundamentais numa época em que não existia Internet. Agradeço também à minha ex-equipe CUCA Campinas, em especial aos amigos maratonistas Miguel Duarte, José Roberto Teodoro, Manoel, Osvaldo, Tomoki, Chicão, José Bento, Maurício, Zé Carlos, Nakano, Laércio, Bezerra, Benício, Toninho, Natal, Claudemir, ao saudoso Luiz Henrique, pelas dicas e companhias em treinos e provas. 

Correr uma maratona diz muito sobre quem você é na vida. Nenhuma conquista é construída de um dia pro outro. É muito semelhante à preparação para um vestibular ou concurso. Ninguém está preparado para correr uma distância tão longa ou prestar um concurso em uma semana. Durante dias, semanas, meses, você tem que se preparar física e mentalmente. Será testado ao máximo e este desafio lhe mostrará se você é ou não uma pessoa disciplinada e determinada. 

Contudo, alcançar o feito de fazer parte do grupo seleto de um por cento da população mundial não dá ao maratonista imunidade aos problemas de saúde análogos a todos. Diferentemente de que se imagina, não se corre para acrescentar dias à sua vida; se corre para acrescentar vida aos seus dias.

Quer participar do Blog do Corredor? Mande sua história neste link.

Veja também

Leave a comment