Sem categoria admin 4 de outubro de 2010 (0) (90)

Dor no Calcanhar; Dor no Quadril; Tendinite Patelar

DOR NO CALCANHAR. aproximadamente 3 meses venho sentindo uma dor no calcanhar quando estou andando ou correndo, exatamente no momento que apoio a parte da frente do pé e elevo o calcanhar. Durante as corridas incomoda nos primeiros quilômetros, porém depois desaparece. Quando "esfrio" e passo a andar, a dor volta a aparecer. Não é algo incapacitante, mas incomoda um pouco. Tomo antiinflamatórios e uso gelo local com breve melhora, mas na volta aos treinos ela aparece de novo. O que faço?
Roger Ximenes do Prado, Fortaleza, CE

Pelos relatos do quadro clínico que estão enfrentando, trata-se provavelmente de um processo inflamatório na inserção do tendão de Aquiles junto ao osso calcâneo, que é o osso do calcanhar, área vulnerável ao desenvolvimento desta condição em corredores de longa distância, denominada tendinopatia do calcâneo. Caracteriza-se por um processo de degeneração do tendão, que se torna mais friável e menos resistente, com muita dor, inchaço, crepitação, perda parcial da força de impulsão e invariavelmente diminuição da performance do atleta. Os exames de imagem, como ultra-som e ressonância, ajudam o especialista em medicina esportiva a conduzir o caso, e devem ser adotadas medidas fisioterápicas para o controle da dor (analgesia) e cicatrização da lesão. Os exercícios de alongamento e fortalecimento devem seguir em uma fase posterior. O uso de uma calcanheira pode ser interessante para elevar a porção posterior do pé e desta forma diminuir a tensão sobre o tendão. A bolsa de gelo diariamente funciona como analgésico, por um período de 10 a 15 minutos. Prefiram os analgésicos aos antiinflamatórios se forem recorrer a remédios.

DOR NO QUADRIL. Comecei a correr há 3 anos. Sempre corro em ritmo moderado, nunca ultrapasso os limites adequados de freqüência cardíaca e, embora já tenha participado de duas São Silvestres e uma meia-maratona, prefiro provas de 10 km. Há cerca de 6 meses venho sentindo dor no quadril (lado esquerdo), toda vez que ultrapasso 30 minutos de corrida. A dor não se manifesta em repouso ou mesmo quando eu caminho, só quando corro mais do que 30 minutos. Procurei um ortopedista que disse poder tratar-se de uma bursite trocanteriana (diagnóstico que será confirmado por ultrassonografia, uma vez que o raio X de partes ósseas deu normal). Supondo que essa hipótese diagnóastica se confirme, eu gostaria de perguntar: – Quais as possíveis causas desse problema? 2- Quais as alternativas de tratamento? (medicamentos? gelo ou calor local? alongamento?) 3- É indicada fisioterapia para uma melhor recuperação? 4- Posso continuar correndo, pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, sem prejuízo da recuperação?
Samira Layaun, São Paulo, SP

A bursite trocanteriana se caracteriza pela inflamação da bolsa (bursa) que se localiza sobre uma saliência óssea (trocânter) do osso da coxa (fêmur), em seu lado externo, perto do quadril, e cursa obviamente com desconforto local e diminuição da performance de corrida. As possíveis causas desta condição envolvem um trauma local (batida), alongamento insuficiente da musculatura da face lateral da coxa, esforço excessivo ou até mesmo vícios de postura. A fisioterapia é indicada para esta condição, incluindo analgesia, meios térmicos (gelo e/ou calor), alongamentos e fortalecimento.Os analgésicos são utilizados para a melhora da dor por um determinado tempo apenas. Você deve continuar sua atividade física se ela não lhe causar mais dor ou se perceber que não piora seu quadro clínico. De qualquer forma, tente alternar suas atividades com algum trabalho na piscina

TENDINITE PATELAR. Pratico corridas de rua (acima de 10 km) há 15 anos; hoje tenho 40 anos. Treino todos os dias, rodagem, tiros de 400m e 1.000m, uma média de 40 a 50 km semanais. Até então nunca tinha feito reforço muscular. Em junho de 2007, foi diagnosticado no joelho esquerdo uma tendinite patelar e fiquei 4 meses fazendo fisioterapia (choque, ultrasom, gelo, alongamentos e reforço muscular). Nesse período a dor não desapareceu, voltei a correr, fazendo duas vezes por semana reforço muscular e participando de competições. A dor continua, só que o prazer de correr é maior. Gostaria de saber se existe outro tipo de tratamento para o caso. Sempre sigo as dicas da revista e vou começar a visitar o site da mesma. Parabéns pela qualidade e conteúdo das matérias.
Joel Soares Vieira, Ituiutaba, MG

Creio que talvez você tenha que "interromper" seu prazer em correr para cuidar melhor do seu joelho, pois não creio que a dor vai passar sem que você pare um pouco de correr. As medidas fisioterápicas que você está fazendo estão corretas, mas já devia ter melhorado.Dê uma ênfase maior aos alongamentos e às atividades aeróbicas alternativas à corrida, assim você pode manter seu condicionamento enquanto se trata. Converse com seu médico a respeito, e certifique se a lesão não progrediu para outra estrutura na região do joelho.

Veja também

Leave a comment