Sem categoria André Savazoni 29 de abril de 2016 (1) (161)

Rumo a Porto Alegre: por que escolher a prova gaúcha para os 42 km?

Quando optamos por correr uma maratona, dois pontos são os mais destacados entre a maioria: percurso favorável e temperatura agradável (de preferência, bem fria). Sem exageros, se estiver em um dígito, melhor ainda. Entre 7 e 12°C, por exemplo, torna-se o paraíso! Em 12 de junho, a possibilidade de frio é grande (dá uma forcinha aí, São Pedro). Hidratação bem feita, aferição do trajeto e uma organização correta (que inclui facilidade na inscrição, além de divulgação eficiente e rápida dos resultados). A união positiva desses fatores, então, respondem a pergunta do título desse texto: por que escolher a Maratona de Porto Alegre para os 42 km?

mapaNão espere público na rua, transmissão online, envolvimento da cidade, promoções em restaurantes, uma feira recheada de produtos ou expositores, ou seja, fatores que nos distanciam das provas na Europa e Estados Unidos, principalmente. Nesse quesito, ainda, infelizmente, estamos muito, mas muito atrasados.

Por outro lado, para quem gosta de correr, a prova gaúcha é uma excelente opção, pois valoriza o corredor. Inclusive, nesse quesito, mantém as premiações por faixas etárias, atraindo amadores competitivos de todo o país. O que, em um parênteses, ferra a gente, simples normais, mas tudo bem!

Alguns pontos poderiam ser melhores. A organização, neste ano, está muito envolvida com a prova, conversando com corredores, indo atrás de novidades. Facilitou, também, o local de largada/chegada para quem não é de Porto Alegre e manteve as características de um trajeto rápido e com predominância do plano. Há também o lançamento da jaqueta oficial da prova. Algo ainda tímido, mas já vale pela iniciativa.

Claro que poderiam incrementar alguns pontos. Por exemplo, a tradição musical gaúcha é excelente, inclusive com ótimas bandas de rock. Poderíamos ter, então, grupos musicais espalhados ao longo dos 42 km. Não que melhorasse o desempenho dos corredores, mas seria um atrativo e, nesse ponto, sim, poderia atrair mais público. Correr com gente é sempre mais agradável!

Não espere uma prova com “frufru”. Kits recheados ou outras perfumarias. Agora, se você gosta de correr maratona (o correr pelo correr, a corrida como o foco principal, acho que ficou claro, né!) ou quer ter boas possibilidade de fazer uma estreia para recordar ou bater um recorde pessoal ou fazer o índice para Boston-2017 ou conseguir um tempo de orgulho no Brasil, a Maratona de Porto Alegre chega à 33ª edição sendo mais do que uma excelente opção.

Veja também

One Comment on “Rumo a Porto Alegre: por que escolher a prova gaúcha para os 42 km?

  1. Muito legal esta iniciativa…com certeza esta prova será a minha “alvo” do ano que vem, para buscar um Sub4. Vou ficar atento às dicas. Obrigado André!

Leave a comment