Notícias André Savazoni 31 de outubro de 2023 (0) (1030)

Maratona de Jurerê mistura as belezas da região Norte de Florianópolis

por ANDRÉ SAVAZONI


A Maratona de Jurerê tem quatro percursos que misturam as belezas de três praias da região Norte de Florianópolis e parte das avenidas planas já tradicionais na etapa brasileira do Ironman, de triatlo. Ao todo, serão quatro provas no próximo domingo (dia 5): 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.

A grande novidade neste ano será a estreia da maratona, com a primeira edição em um trajeto predominantemente em asfalto, com um pouco de calçamento. Corre paralelamente à praia em alguns trechos, porém, sem ir para a faixa de areia (diferentemente do que ocorre nas outras três distâncias).

As quatro largadas e chegadas são no mesmo ponto, ao lado da Avenida dos Búzios (utilizada também no Ironman) e do hotel Il Campanario (como referência). A maratona somente não pode ser considerada totalmente plana devido à existência de duas pequenas elevações na altura aproximadamente os km 15 e 30 (no da volta, um pouco mais elevado). Ambos seguidos por uma leve descida. A elevação é mais curta na ida com uma descida mais longa na sequência e, na volta, inverte-se. Mas, se analisarmos no geral, se não for a maratona mais plana do Brasil, está entre as três primeiras com sobras.

Os corredores irão passar pela região de Jurerê e Jurerê Internacional, seguindo na direção da Praia da Daniela, onde há o ponto de 21.1 km e o retorno exatamente pelo mesmo caminho, no sentido inverso. Há longas retas e uma sequência de curvas também, porém, sempre em trechos nos quais os carros passam, nada que atrapalhe o ritmo. Assim, somente um “cotovelo”, no retorno dos 21.1 km já citados.

OUTRAS DISTÂNCIAS. Já os 21 km justificam demais o slogan do evento de “Maratona mais charmosa do Brasil”, pois, além de correr em parte do trajeto da maratona por asfalto e calçamento, passa pelas praias da Daniela, do Forte e de Jurerê, além de uma trilha curta entre a Daniela e o Forte e uma subida bem íngreme (com uma descida do mesmo nível) entre o Forte e Jurerê. Se estiver um dia bonito, o visual nesse trecho do litoral é incrível e garantirá ótimas memórias.

Já os 5 km e os 10 km percorrem a Avenida dos Búzios e a Praia de Jurerê, sendo duas voltas ou uma volta no trajeto. Se o dia estiver com pouco vento e maré baixa, todos os trechos de praia serão em areia dura e boa de correr, ou seja, mesmo tendo a pequena trilha nos 21 km, para quem tem dúvidas, tênis normal e sorriso no rosto.



André Savazoni é formado em Jornalismo e Educação Física. Atuou por anos como editor-assistente da Contra-Relógio, e agora comanda uma assessoria esportiva que leva seu nome, a Savazoni Running Team. Já correu sete vezes a Maratona de Boston e tem como melhor marca nos 42 km o tempo de 2:50:20, em Buenos Aires.

Veja também

Leave a comment