Notícias Redação 25 de novembro de 2013 (0) (146)

Giomar e Roselaine são campeões do Circuito Caixa; Solonei vence o Mundial Militar

O encerramento da 10ª temporada do Circuito de Corridas Caixa definiu os campeões brasileiros, ontem, em Brasília. Giomar Pereira da Silva confirmou o hexacampeonato e Roselaine de Souza Silva levou o título no feminino. Quem brilhou na Capital Federal foi Valdir de Oliveira, único brasileiro a vencer duas vezes uma etapa do Circuito Caixa em 2013. No feminino, a queniana Maurine Jelagat foi a primeira colocada, com marca recorde, seguida da brasiliense Rosiane Xavier dos Santos. Já no Suriname, Solonei Rocha da Silva venceu a maratona no Mundial Militar de Atletismo.

As atletas da elite fizeram uma prova rápida. A queniana Maurine completou os 10 km em 33:38, novo recorde de Brasília. A marca anterior era de Sueli Pereira da Silva, 34:20, obtida em 2008. Maurine chegou ao Brasil para nova temporada há um mês e seu foco agora é defender o título da Volta da Pampulha no próximo domingo.

A brasiliense Rosiane dos Santos tinha um bom motivo para comemorar o segundo lugar em sua cidade. Completou 31 anos na sexta-feira. “Senti um pouco o percurso pela umidade, mas fiquei surpresa com o resultado, um pouco melhor do que esperava. Foi um ótimo presente de aniversário.”

Quem também comemorou foi Conceição Oliveira, quinta colocada. A classificação lhe garantiu pontos suficientes para fechar o ano em segundo lugar no ranking nacional, independentemente dos resultados das últimas duas provas (Pampulha e São Silvestre). “Estou muito feliz com o vice-campeonato, pois não conseguirei mais alcançar a Roselaine. Ela mereceu o título deste ano, pois correu mais e foi regular”, afirmou Conceição.

A prova masculina foi bem equilibrada. Um grupo de dez corredores seguiu compacto até o km 7, quando três deles começaram a abrir vantagem. Numa disputa acirrada, Valdir de Oliveira conseguiu assegurar a liderança somente nos últimos 500 metros, mesmo assim seguido de perto por José Nilson de Jesus e Justino Pedro da Silva. “Foi uma prova bem difícil e com ritmo forte. Senti uma contusão logo depois da etapa de Recife, em agosto, quando também venci. Agora estou voltando a me sentir em boas condições, tanto que ganhei a Meia Maratona de Maceió no dia 15 deste mês”, contou Valdir, que fez seis pódios no Circuito (venceu em Recife e Brasília, foi 2º em Belo Horizonte e 3º em Campo Grande, Salvador e Fortaleza).

SOLONEI – No sábado, Solonei Rocha da Silva venceu a maratona no Campeonato Mundial Militar, disputado em Paramaribo, no Suriname. Ele completou os 42.195 m da prova em 2:24:56. Medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e sexto colocado no Mundial de Moscou-2013, ele é terceiro sargento e representa a Comissão de Desportos do Exército. “Para quem corre e respira o esporte como eu, sabe bem o que é ser atleta profissional ou amador. Sou campeão mundial”, comemorou Solonei em sua conta no Facebook.

Veja também

Leave a comment