Sem categoria André Savazoni 18 de fevereiro de 2016 (2) (637)

Rumo a Boston: mesmo com logística excelente, é preciso se preparar

Fila nos ônibus escolares amarelos que levam os corredores para a largada de Boston
Fila nos ônibus escolares amarelos que levam os corredores para a largada de Boston

O ritual básico é idêntico para a maioria dos corredores que treinam para maratonas. Acorda cedo no sábado ou domingo. Em 1 hora, no máximo, está iniciando o longo da semana. Porém, no caso de uma prova de ponto a ponto (largada em um lugar e chegada em outro), com três ondas (com nove baias cada) na média, você precisa se preparar para isso. A espera será próxima das 5 horas. Pois irá começar a correr muito tempo depois de acordar, de tomar café da manhã… tudo funciona muito bem, a logística é excelente (e oferecida pela organização, tudo incluso na inscrição). Esse é o caso de Boston. E de Nova York também.

Vamos exemplificar que fica mais fácil. Usando a primeira onda (mas serve para todas, o que irá ser modificado são os horários, apenas). Os tradicionais ônibus escolares amarelos saem do Boston Common, o parque central da cidade, muito próximo da chegada, do local da Expo e onde ficam os guarda-volumes para quem quiser usar. Para quem vai largar na primeira onda, eles saem entre 6h15 e 6h45. Então, a hora de acordar depende de onde você está hospedado. Ficarei em um hostel bem perto, a 10 minutos de caminhada até a fila, no máximo. Acordar, então, umas 5h30 para pegar o ônibus 6h30. Vá fazendo as contas.

Nessa 1 hora, o ritual básico de cada um. Café da manhã (para quem toma), banheiro, vestir a roupa, água, uma olhada no celular e uma ou algumas fotos postadas no Instagram, uma mensagem por whatts para a família… Caminhada até o local de saída dos ônibus. Uma hora de viagem até Hopkinton, na Vila dos Atletas. O lugar é um enorme gramado, com duas enormes tendas e toda a estrutura. Banheiros, pão, frutas, barras de proteína, café, chá e água quente. A espera, aí, é longa. Mas inesquecível, uma babel de corredores. Porém, depende também do clima. No ano passado, com chuva, vento e muito frio, foi bem cruel. Nos outros anos, mesmo frio, com um dia bonito, foi possível ficar deitado/sentado na grama, com tranquilidade.

Estamos, então, recapitulando, às 7h30. A partir das 9h10, o pessoal das duas primeiras baias da onda inicial vão se deslocando. E assim sucessivamente. Cerca de 2 km de caminhada até o ponto de largada, que ocorre a partir das 10h. Fazendo as contas desde o início, naquele ritual que você leva 1 hora entre acordar e dar início ao longo, em uma maratona como Boston, são ao menos 4h30 para começar a correr. O tempo passa rápido na Vila dos Atletas, esses não é o problema. Você não precisa levar nada (a não ser roupas velhas e quentes para jogar fora, um saco plástico para sentar, um cobertor, material que será doado depois), a organização providencia todo o necessário. A questão é que precisa se preparar fisicamente e psicologicamente para esse momento.

Só para complementar, restam 60 dias exatos para a edição 120 da Maratona de Boston.

Veja também

2 Comments on “Rumo a Boston: mesmo com logística excelente, é preciso se preparar

  1. Excelente todas as matérias sobre Boston, principalmente pra mim que vou pela primeira vez e sozinha!!! Estou curtindo todas as informações e dicas
    Parabéns André Savazoni

    ————————

    Obrigado, Andreia
    Se tiver algum tema ou assunto relacionado à Boston e à viagem que queira que coloquemos em discussão ou que possa ter um post exclusivo, passe as sugestões para a gente, por favor

    Abraço
    André

Leave a comment