A Maratona Nilson Lima de Uberlândia, cuja edição de 2023 foi realizada no dia 21 de maio, tem algo muito especial e diferente em relação às outras maratonas do Brasil. Apesar de estar apenas na 6ª edição, o evento, que leva o nome de Nilson Lima, ilustre corredor uberlandense com 325 maratonas, consegue atrair para a cidade vários maratonistas e ultramaratonistas ilustres, com muita quilometragem acumulada. Muitos deles aproveitam a ocasião não apenas para fazer um treino de luxo para a Comrades Marathon, mas também como um ponto de encontro de confraternização entre corredores.
A distância escolhida – 42 km, 21 km, 10 km ou 5 km – é o que menos importa. O que vale é marcar presença no evento e aproveitar para rever os amigos. Quem participa uma vez quer retornar no ano seguinte.
“A Maratona Nilson Lima não é ‘apenas’ uma corrida de rua. Esse evento, na acolhedora Uberlândia, é uma merecida homenagem a um dos maiores corredores do Brasil, figura carismática, simplicidade em pessoa, um ser humano iluminado. O mestre Nilson, como carinhosamente muitos o chamam, é a prova viva de como o ser humano é capaz de se divertir correndo. Com fala mansa, sempre bem-humorado, é um exemplo para todos nós. Participei da Maratona Nilson Lima pela quarta vez, sendo dessa vez na distância da meia maratona, por ter ocorrido na fase de polimento, faltando apenas três semanas para minha 18ª Comrades Marathon, na África do Sul. Com largada sob baixa temperatura e percurso desafiador, a organização foi impecável em diversos quesitos, dentre os quais a quantidade de pontos de hidratação, a sinalização e sobretudo a estrutura de largada e chegada, no Estádio Parque do Sabiá. Motivos não faltam para eu voltar a correr em Uberlândia pela quinta vez: a estrutura da prova, a recepção calorosa, a companhia dos amigos e, em especial, a homenagem àquele que cede seu nome à prova.”
Nato Amaral, embaixador da Comrades Marathon no Brasil e primeiro latino-americano a correr a Comrades por dez vezes e ganhar o Green Number. @natoamaral
“Há quase sete anos, quando voltávamos da Maratona de Curitiba, Nilson Lima, apreensivo, confidenciou que queriam organizar uma maratona em Uberlândia e colocarem seu nome. Mas ele tinha muito receio! Dei um grito e disse: ‘você nem morreu e já está sendo homenageado!!!!! Aceite e ajude!!! Empreste seu conhecimento ao longo destas 8.673.789 provas que já participou!’ E assim fez. Nestes seis anos, a prova se tornou um agradável encontro de amigos corredores, de todo o Brasil, para homenagear nosso maior maratonista! Ano próximo estarei lá outra vez!”
Denise Amaral, 167 maratonas completadas ao redor do mundo, sendo 28 vezes só em Nova York. Primeira mulher no mundo a conquistar pela terceira vez a Six Star Medal Finisher @deniseamaral
“Maratona Nilson Lima, como bem diz uma querida amiga, Chris, ‘é uma corrida afetiva’. Não é a corrida para se bater tempo, para fazer recordes, ser mais rápido, glamorosa. Se busca isso, não é lá que irá encontrar! Ela vai além. Incrivelmente, superou tudo isso. Ela nos toca de verdade pelas pessoas. É uma corrida de reencontros. O Nilson, com suas centenas de maratonas, seu carisma, simpatia, traz pessoas que buscam essa energia. Ele faz questão de estar presente o tempo todo, sempre sorrindo, nos ajuda com hotéis, jantar de massa, bate-papo. Sabe aquela máxima ‘me diga com quem tu andas que direi quem és’? É isso! Lá você vai encontrar não um, mas dezenas de maratonistas como ele, experientes, divertidos, que estarão abertos a te contar com muito carinho e leveza tudo o que já viveram. Pessoas lindas, com histórias fascinantes, como a da Denise, que corre maratonas desde 1983, com 167 maratonas já realizadas, e sorrindo, buscando a 168ª com a mesma disposição de uma jovem. Histórias assim, que inspiram, que tocam, essas têm aos montes. De resto, a maratona é muito bem organizada, sem percalços, sem nenhuma queixa. Tudo o que foi combinado, e tudo que é necessário, foi muito bem realizado, sem glamour, mas muito bem realizado.”
André Zumzum, ultramaratonista, idealizador da Caminhos da Rosa, está sempre buscando corridas que tragam memórias afetivas @andrezumzum
“Foi minha terceira participação na prova. Para mim, ela serve como um treino para a Comrades. O percurso exige força porque tem umas subidas pesadas. Quanto à organização, fui pegar kit no primeiro horário e demorou uns 30 minutos na fila porque estavam com problemas de energia. Depois fui à tarde novamente e estava super-rápido. A hidratação para mim estava ok, mas alguns reclamaram que a água estava sem gelo. Isso não fez diferença para mim.
O tempo estava fresco e tinha Coca-Cola e isotônico gelado. A maratona Nilson Lima é onde você encontra algumas lendas das maratonas. Eu sou uma simples corredora com menos 40 maratonas e ficar no meio dos que passaram de 100 é um aprendizado. O tratamento é maravilhoso e o fato de poder usufruir de um dos melhores clubes do país (o Praia Clube) vale muito à pena.”
Zilma Rodrigues, ultramaratonista, 13 Comrades Marathon completadas, Green number e Embaixadora da Comrades no Brasil, quatro BR135 217 km, Seleção Brasileira de Ultramaratona. @zilmarodrigues_
“Tenho 43 anos, trabalhei durante 22 anos no segmento privado, até que, no início de 2022, decidi pedir demissão da empresa e embarcar em uma jornada pessoal de correr uma maratona (42.195 m) por dia durante 365 dias. Esta jornada tem o nome de Projeto Propósito, que visa inspirar pessoas a correr atrás do seu sonho. No dia 21 de maio, a 267ª maratona foi realizada em Uberlândia, na 6ª Maratona Nilson Lima. O Nilson me convidou e aceitei prontamente. Foi a primeira vez que visitei a cidade e confesso que fiquei encantado. A maratona foi muito bem organizada, sinalizada e contou com a participação de integrantes da Apuana, amigos do Nilson, agentes do trânsito, Polícia Militar, Exército e o público, que apareceu para incentivar os atletas. A largada e a chegada dentro do Estádio Parque do Sabiá foi algo mágico. Correr uma maratona oficial é muito prazeroso, mas correr a minha terceira maratona oficial em Uberlândia foi muito especial. Sentir a energia e o carinho de todos foi mais especial. Voltarei em 2024 com toda a família.”
Hugo Farias, maratonista e criador do projeto Propósito, cujo objetivo é correr nos 365 dias do ano a distância de uma maratona por dia. @hugofarias365