Notícias Redação 22 de maio de 2023 (0) (437)

Wendell Souza e Franciane Moura são campeões dos 10 KM Tribuna FM-Terracom, em Santos


Wendell Souza e Franciane Moura voltaram a vencer no 37º 10 KM Tribuna FM-Terracom, neste domingo (21/05), em Santos. A corrida mais rápida do Brasil reuniu 21 mil inscritos e prestou homenagem ao Rei Pelé, com milhares de pessoas correndo com a camisa branca, com o número 10 nas costas. Na vitória definida apenas no sprint final, ao superar o queniano Vestus Chemjor nas últimas passadas, Wendell garantiu o tricampeonato consecutivo, em 29min07s. Já Franciane repetiu o título de 2021, com 34min34s.

Nesta edição, o Rei do Futebol foi lembrado e contou com várias homenagens. Antes da largada, um minuto de palmas dos participantes e a revoada de bexigas, carregando sementes de árvores. A reverência ao maior atleta do futebol também contou com sessão de autógrafos com seus amigos Pepe, Mengálvio, Lima, Edu, Manoel Maria, Abel e Clodoaldo, na entrega dos kits. Todos os participantes ganharam camisa branca com os 10 nas costas, número eternizado por Pelé, como símbolo de maestria.


Os filhos Edinho e Flávia e os netos Octavio e Arthur também marcaram presença para participar da festa. Edinho foi o responsável pelas largadas, enquanto Flávia e Octávio correram todo o percurso. “Que espetáculo. Vendo a largada e todo mundo passando com a camisa 10, é fora do comum. Muito digno, próprio. Hoje foi um privilégio ser o veículo desse amor, desse carinho, dessa luz. Muita gratidão e felicidade”, falou o filho do Rei.

“A corrida por si só já é uma emoção, tanto que meu treinador vai ficar bravo, porque corri muito abaixo do que era para fazer, mas foi uma homenagem linda, um orgulho enorme poder ter esse sangue de esporte, de vitória, de sempre querer o melhor”, complementou Flávia.

O diretor-presidente de A Tribuna e também diretor da prova, Marcos Clemente Santini, ressaltou a felicidade dos participantes em fazer parte da homenagem. “Todos os corredores se emocionaram, os ex-jogadores e amigos do Pelé que foram na entrega dos kits também estavam emocionados. Foi uma corrida diferente. Todo mundo na prova estava feliz em fazer essa pequena homenagem ao Rei, que levou o nome de Santos para o mundo inteiro”, disse.

Mais do que a disputa pelo primeiro lugar, em altíssimo nível, a corrida é conhecida pela grande participação popular, sobretudo com os pelotões, grupos uniformizados de empresas, academias, associações. Pelo quinto ano seguido, a Cesari garantiu o topo da lista, com 1.252 funcionários participando no percurso. 

O público também ajuda na festa, incentivando os atletas do início ao fim, sobretudo na reta final, na praia. Outro destaque ficou para a presença feminina na disputa, com incríveis 43% do total de inscritos. E falando em números, numa prova desse porte, as quantidades também são grandes, como 140 mil copinhos de água aos participantes, oferecidos pela Sabesp.

Vitória no sprint

Na disputa masculina, o queniano Vestus imprimiu um ritmo forte desde a largada, sempre correndo na ponta, mas no km 5 sentiu dores na perna e permitiu que Wendell mantivesse as chances. A definição da vitória foi nos 500 metros decisivos, com o tricampeão dando um sprint para virar o jogo. Assim, ele entrou para um seleto grupo de atletas que já garantiu três títulos na prova. 



“Teve um momento que pensei que não iria vencer. Fui tentando alcançar o tempo todo. Ele saiu muito forte e no final tive a chance de encostar e virar. Quero agradecer a Deus, à organização, à minha família, ao meu treinador Adauto Domingues e à minha equipe. A minha ficha ainda não caiu. Estou feliz de vencer nesse momento especial de comemoração ao grande ídolo do futebol. Uma vitória muito especial para mim, numa prova que já teve tantos ícones vitoriosos como Ronaldo da Costa, Vanderlei Cordeiro de Lima e Marilson dos Santos”, vibrou Wendell, ainda festejando o quarto lugar da namorada Susane Martins. 

O tricampeão, que é de Lucas do Rio Verde-MT e está com 30 anos, agora parte para o Quênia para um período de treinos, visando o Troféu Brasil. Vestus, mesmo sentindo dores, chegou muito próximo, apenas quatro segundos atrás (29min11s) e outro nome de ponta do atletismo brasileiro, Gilmar Silvestre Lopes foi o terceiro colocado. 


Já na feminina, Franciane correu num grupo na ponta e, ao chegar na praia, faltando dois quilômetros, abriu vantagem e manteve até a linha de chegada, só sendo ultrapassada mesmo por Wendell e Vestus nos metros finais. “Para mim foi uma alegria muito grande, é uma prova importante e agora sou bicampeã na homenagem ao Pelé. Essa é uma corrida muito boa, plana e com uma organização perfeita”, falou a bicampeã, que é de Manaus-AM e está com 32 anos. Marcela Cordeiro, de Maringá-PR, foi a segunda, com 34min47s, e logo depois, Larissa Quintão, de Itabira-MG, com 34min49s.

Os resultados de todos os participantes da prova serão divulgados em A Tribuna no site atribuna.com.br/10km

RESULTADOS

Masculino
1. Wendell Jeronimo Souza (Lucas do Rio Verde-MT) – 29min07s
2. Vestus Cheboi Chemjor (Quênia) – 29min11s
3. Gilmar Silvestre Lopes (São Miguel-MG) – 29min33s
4. Glenison Gilbert de Carvalho (Campo Grande-MS) – 29min45s
5. Carlos Henrique de Souza (Paranavaí-PR) – 29min58s

Feminino
1. Franciane dos Santos Moura (Manaus-AM) – 34min34s
2. Marcela Cristina Gomes Cordeiro (Maringa-PR) – 34min47s
3. Larissa Marcelle Moreira Quintão (Itabira-MG) – 34min49s
4. Susane de Araújo Martins (Ibiporã-PR) – 34min51s
5. Jaciane Barroso de Jesus (Jaú-SP) – 35min23s

Fonte: release assessoria de imprensa

Veja também

Leave a comment