Notícias Redação 21 de abril de 2023 (0) (859)

Quatro dos cinco homens mais rápidos do mundo na Maratona de Londres domingo

A Maratona de Londres retorna este ano à data habitual. Depois de ser realizada por três anos consecutivos no mês de outubro por causa da pandemia, a prova volta para o mês de abril (23/04).

Apesar de todas as atenções voltadas para Boston, que aconteceu na última segunda-feira (17/04) e que teve o homem mais rápido no mundo, o queniano Eliud Kipchoge, como a principal atração, Londres reúne pela primeira vez na história dois atletas que conseguiram quebrar a barreira das 2:02: o etíope Kenenisa Bekele, com 2:01:41, e o queniano Kelvin Kiptum, 2:01:53.

Além dos dois atletas, o start list ainda tem ainda o etíope Birhanu Legese, com 2:02:48, o queniano Amos Kipruto, atual campeão da Maratona de Londres, com 2:03:13, e o etíope Tamirat Tola, com 2:03:39.  Kipruto, Kiptum e Tola participaram da coletiva de imprensa nesta quinta (20/04) e falaram sobre o que esperam para  domingo. 


Atual campeão da Maratona de Londres, Amos Kipruto tentará o bicampeonato da prova domingo. O atleta, de 30 anos, diz que está em ótima forma e poderá ainda tentar o recorde de Londres, que é de 2:02:37, marca estabelecida em 2019 por Eliud Kipchoge. 

Ganhar em Londres no ano passado foi ótimo em termos de visibilidade e me deu a chance de estar aqui novamente este ano. Estou ansioso por domingo. Sei que será difícil, mas estou pronto”

Amos Kipruto

Para defender o título, Kipruto não terá vida fácil no domingo. Afinal, quatro dos cinco homens mais rápidos do mundo estarão na prova, como o queniano Kelvin Kiptum e o etíope Tamirat Tola. 

Na sua estreia na distância, Kiptum, de 23 anos, venceu em dezembro a Maratona de Valência com o tempo de 2:01:53 e se tornou o terceiro homem mais rápido na distância da maratona, atrás de Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele.

Venho a Londres para uma vitória. Esse é o meu alvo. Não estou pronto para bater o recorde mundial, mas vim para vencer em Londres” 

Kelvin Kiptum

Aos 31 anos, Tola, que correrá Londres pela terceira vez (foi sexto colocado em 2019 e 2020), também espera um bom resultado no domingo. Ele foi quarto em Valência 2022, prova em que acredita que errou no ritmo. Ele chega em Londres com status de atual campeão mundial depois de vencer em Oregon 2022.

A Maratona de Londres não é novidade para mim. Já corri aqui duas vezes, me preparei bem nos treinos e vou fazer um tempo rápido novamente. Talvez um PB”

Tamirat Tola

O RETORNO DE BEKELE


O etíope Kenesisa Bekele não participou da coletiva. Na edição de 2022, ele foi o quinto colocado na prova, estabelecendo o recorde mundial máster (40 anos) com 2:05:53. Na época, estava se recuperando de lesões e ainda de uma dupla infecção causada pelo COVID. Bekele já foi terceiro colocado em 2016 e segundo em 2017. 

Confira o start list. Clique na imagem abaixo para ver a lista completa.



Veja também

Leave a comment