Sem categoria André Savazoni 7 de agosto de 2015 (41) (118)

Asics desclassifica corredores e busca alternativas para aprimorar a fiscalização na Golden Four

A Asics Brasil distribuiu uma nota oficial, por meio da assessoria de imprensa, hoje, comentando a questão dos “espertinhos” e “espertinhas” que burlaram o sistema de premiação do top 100 e do top 20 no último domingo, na etapa de São Paulo da Golden Four Asics, conforme comentei em dois textos aqui no blog. De acordo com a empresa, em decisão conjunta com a organizadora Iguana, foram desclassificados os corredores sem passagem pelos tapetes de controle.

Confira, abaixo, a nota oficial na íntegra:

“A Asics Brasil (Asics Brasil Distribuição e Comércio de Artigos Esportivos Ltda.) detentora da Golden Four Asics, que se consolidou como um dos circuitos de 21k mais desejados do Brasil tem como objetivo oferecer a melhor estrutura em corridas de performance para os participantes, sejam eles amadores ou atletas de elite.

Constatamos no último domingo, dia 2 de agosto em São Paulo, que alguns corredores usaram de artifícios ilegais para conquistar a tão desejada medalha de top 100 masculino e top 20 feminino, entregues aos primeiros que ultrapassam a linha de chegada conforme regulamento da prova.

A Asics e a Iguana Sports, organizadora da prova, lamentam este tipo de atitude e já estão tomando as medidas cabíveis para enviar medalhas aos corredores que perderam injustamente seus lugares entre os premiados. Todos os corredores que não tiveram marcação nos pontos de controle foram desclassificados.

Além disso, as duas empresas estão buscando alternativas para aprimorar a fiscalização.”

Sinceramente, em uma segunda etapa, seria legal fazer (ainda não está, pelo menos agora, 16h04, no site de resultados, a desclassificação dos corredores conforme citado na nota oficial) como ocorre nas provas no exterior ou em competições de atletismo. No final, o nome do corredor e o desclassificado ao lado. Será que isso não ajudará, um pouco, a evitar essa alternativa?

Foto: Asics Blog

Veja também

41 Comments on “Asics desclassifica corredores e busca alternativas para aprimorar a fiscalização na Golden Four

  1. Tem que ser igual lombada na rua, se não tiver lombada todo mundo anda a mais de 100 km/h.

    Na corrida tem que encher de tapete intermediário.

    ———————————

    Até tinham dois tapetes, Julio. A questão na Golden Four, especificamente, é que o charme do Top 100 ou top 20 é que funciona como a elite. É a chegada. Não o tempo líquido especificamente. Daí, a questão de fazer um outro tipo de verificação, usar a tecnologia a favor ou entregar as medalhas depois, divulgando uma lista? Isso que precisa ser aprimorado e pensado.

    Abraço
    André

  2. Tem de expor essas pessoas. Colocar o desclassificado ao lado do nome. Mudar esse tapete pra avenida politécnica. E se possível, fazer o lance dos numerais em cores diferentes.

  3. Quem burla não é atleta. Não merece respeito! Se quer a medalha vai treinar como os demais fazem p chegar sem prejudicar o amigo corredor ao seu lado. Divulgar os nomes dos fraudadores já seria um bom início.

  4. Consultei os resultados agora e vi pelo menos um nome que sei que não fez o tempo que consta, pois a pessoa não corre nem 1 km há 3:30 imagine só correr os 21k!!
    E o resultado dessa pessoa não tem a parcial dos 10km, verifiquem melhor….

    ————————-

    Fábio, os resultados foram arrumados pela organização, conforme foi informado na nota oficial, mas como está escrito no texto (consta essa informação) ainda não estavam atualizados no site. Fiz essa verificação e inclusive escrevi sobre isso no texto acima, colocando o horário que fiz a checagem.

    Abraço
    André

  5. Talvez uma solucao seria a pessoa ter que comprovar seus tempos, ou seja e impossivel uma pessoa, como no meu caso corro uma meia maratona para 2 horas na golden de bsb pegar top 100, ou seja teria que comprovar meu tempo e estar perto disso!!! Outra seria fazer inscricoes com indicacoes de atletas que ja sao top 100, ou seja, um amigo que ja e top 100, possa estar puxando outro para tentar ser top 100, nesse caso nao havera necessidade de burlar!!!

    —————-

    Mas os tempos variam muito, Pedro. 1h38 foi Top 100 em Fortaleza, 1h28 no Rio e 1h23 em São Paulo. Viu como é complicado fazer isso, além disso, você “breca” uma possível evolução de uma pessoa. Se alguém tem 1h32 e em um ano treina forte, se prepara, para baixar para 1h27, por exemplo, é muito possível!

    Abraço
    André

  6. O mais triste é saber que a organizadora é que tem que correr atrás de tecnologia e subterfúgios para evitar estas e outras presepadas dos ditos “corredores”.

  7. Olá André. Não tinham 2 tapetes de controle, só tinha um tapete no km 10.
    Faltou colocar nas extremidades do percurso.
    Minha sugestão, além de colocar os tapetes de controle no lugar certo, é entregar a medalha de ouro somente depois do resultado oficial.
    Não é o ideal, pois todos querem mostrar a conquista durante o evento, mas infelizmente os justos pagam pelos injustos.

  8. Tenho visto muitos correndo com mais de um chip por várias razões. Qualifay de Boston, da Comrades, alguns para se gabarem dizendo que são maratonista sub-4hs. Neste caso é o Top 100. Uma das soluções seria colocar mais esteiras e desclassificar quem falhar em qualquer uma, e a questão de correr com mais de um chip e mais complicado, teria quer ser análise de resultado nas várias esteras.

  9. Está virando moda isso de querer roubar em prova de corrida. Estou chocada com essas atitudes!!! Essas pessoas tem mais é que serem expostas, pois quem sabe ficam com vergonha e desaparecem logo. Não bastassem aquelas que pagam outras pra correrem com seu chip e fazer tempo, já ouvi vários casos.
    Não dá pra entender, a corrida é um esporte onde buscamos a melhora pessoal e saber que não foi mérito seu a tal medalha é muita falta de vergonha na cara. Eu acho que isso é a questão da vaidade, modismo de correr e aparecer no instagram sabe!

    Acho digno as provas buscarem evoluir para evitar esse tipo de coisa, mas o certo, certo mesmo era nem existir isso. Que gentinha pequena!

  10. Hoje em dia, devido a popularização destes importantes eventos, cresce junto a marginalização de alguns em torno dele. As empresas organizadoras precisam evoluir na mesma velocidade que essas modalidades evoluem para garantir qualidade e segurança igual ou superior ao histórico de sucesso dessas atividades.
    A quantidade de tapete precisa ser ampliada e a exposição dos desclassificados precisa ser implementada lembrando sempre dos meios cabíveis para tal.

  11. Acho que é simples resolver. Como a entrada das medalhas top20 e top100 é muito rápido e hoje transmitir dados pela rede é mais rápido ainda…. Não é possível deixar na chegada alguém recebendo os dados dos tapetes e conferindo com o número do peito antes de entregar a medalha? Deixar tudo conectado numa rede celular deve ser fácil, não!? E outra, os 100 primeiros serão conferidos em alguns minutos, o resto da prova não precisa de conferência.

  12. Sou a favor de que se faça alguma coisa com esse desclassificados! Se só tirarem da listagem, melhor para eles, estão com a medalha e ainda anônimos. Aí fazem de novo, pois já que tiram depois o nome…melhor, ninguém fica sabendo quem são. Tem que fazer uma lista negra…ou até mesmo proibir uma nova inscrição em outra prova, tipo nome sujo!!

  13. Ótima atitude da ASICS. O que não entra na minha cabeça é a pessoa cortar caminho para ganhar uma medalha dourada. Antes era só nas provas com dinheiro, agora é até quando é uma medalha, que vai enferrujar e ser um peso a mais em casa. É muita necessidade de inflar o ego. Sou a favor de divulgar o nome bem grande em lista posterior. Só tem que ver se é o nome da pessoa mesmo, né? Vai que correu com nome de outra pessoa…

  14. O certo seria expor nome e foto deles que tiram ja normalmente em provas e estamparem foto/numero e na condição desclassificado e ainda barrar os mesmo em provas futuras.

  15. Não encontro mais o meu tempo no site e não faço parte desses espartilhos. Consigo comprovar meus dados no GPS. Então concluo que além dos espertos o sistema falhou também.

  16. Gostaria de parabenizar a atitude da Asics ! Prova Top com profissionais sérios !!! No que diz respeito aos patéticos corredores que trapacearam não desejo nada, minna colocacaomate antes da correcao era 65 (top 100) com 1’20″00
    Não me sinto melhor ou pior do que nenhum daqueles que completaram a prova de maneira justa , pelo contrario tenho respeito pela distância da meia maratona e por cada um que deu o seu melhor !

  17. Sugiro criar uma lista negra da vergonha onde além da exposição e vergonha o sujeito ficasse um ano, no mínimo, suspenso de qualquer prova. Mas aí as demais organizadoras deveriam concordar e colaborar.

  18. Vai desclassificar quem ? A Organização não tem a informação de quem pegou as medalhas douradas (pelos menos de todos, não!). Estava no local e qualquer pessoa com desvio de comportamento podia burlar o sistema e pegar a medalha, seja ela dourada ou a normal. Todo mundo que estava no local presenciou a falta de organização da entrega da medalha, pois foi o único senão da Melhor Meia Maratona de SP.

  19. eu corri e fui top 100 honestamente com mto treino e ja mandei um email para a Asics para divulgarem pelo menos os nomes dos corredores que ganharam a medalha honestamente , pq com essa publicação bastante duvulgada e compartilhada na web , está colocando em duvida todos os top 100 ,até mesmo os que ganharam a medalha honestamente…

  20. Meu nome também foi tirado da listagem…
    E também posso Comprovar meu tempo através do GPS ou de tempos anteriores….
    O Sistema de cronometragem Falhou….
    Pois passei no km 10 e não registrou essa passagem….. =S
    Assim fica difícil né. !!!

  21. E muito simples…pra que tanta tecnologia. Vai nessas agencias…pega uma molecada pagando 100..150 reais pelo dia do evento e poe um a cada 500 metros ou 1 km..e esse ficara responsavel pelo seu pedaço de km e anotara o numero do corredor que burlar algum ponto da prova ..muito simples. E nem custara tanto. Qual a dificuldade,?

  22. fique de olho aqui em BSB esta cheio de espertinho…aqui eu ja vi alguns burlando para pegar top 100..perdi uma medalha top 100 e sei q teve gente q burlou e levou meu tempo foi 01:26 foi por duas colocações. fica o alerta….

  23. tem term mais fiscalização com fotos, isso comprovaria a passagem, por ser 100 masculinos e 20 feminino é simples … tem que desclassificar e ficar suspenso por tempo indeterminado .. muia vergonha dos espertos , que se acha ….

  24. Finalmente! Ano passado fui para tentar o Top 100. Eu vi gente cortando caminho na cara dura na USP. Na frente do fiscal de prova que não fez nada. Isso é recorrente nas provas da Golden Four em SP por causa do Top 100 e do vai e volta do percurso, principalmente na USP. Mandei vários e-mails para a organização alertando sobre o problema, mas pelos relatos que eu li, não fizeram nada para coibir essa triste pratica neste ano. Espero que ano que vem isso não aconteça mais. Fácil de solucionar é. Mas como sempre no Brasil, sobra malandro e falta gente com vontade de resolver.

  25. Na minha opinião esses “espertos” tinham quer ficar suspensos das corridas Asiscs por pelo menos um ano.

  26. Olá, já corri 4x a Golden. Brasília, Rio e 2x São Paulo. Fui top100 nas 4 provas+ a gente treina muito pra isso. Eu vi “atletas” cortando caminho pra conseguir a medalha! Ta a solução seria colocar pelo menos mais 2 tapetes de cronometragem. Tem custo?? Sim tem+ para uma prova desse tamanho como a Asics. Acho que cabe no orçamento. Fico bem chateado com os espertos, acho que além de ser desclassificados ficarem de fora da prova durante 1 ano. Ah daí alguém vai falar, eles tão pagando. Tá até tão+ estão “roubando” outro atleta. E com certeza teria outro atleta disposto a correr, tendo em vista que sempre faltam inscrições. Esse grande trecho da Usp tem que ser revisto!!! Abraços e bons treinos galera!!

  27. Minhas considerações
    1-um absurdo, corredores(as) fazerem do esporte uma corrupção a céu aberto. A lei de Gerson, como sempre prevalece .

    2-Deveria ter :filmagem , em pontos estrategicos e ponto de controle e banir estes espertinhos das corridas.

    Lamentamos muito esta atitude de pouquíssimos,mas que suja muito a imagem de tantos outros que suam por uma medalha.

  28. Essas mesmas pessoas reclamam que seus governantes são corruptos. Fazem panelaço!
    Qual a diferença entre quem frauda uma prova ou rouba milhoes. Não vejo a mínima diferença.
    cada um rouba em sua esfera.

  29. O cara que corre e usa desse meio para garantir uma medalha não merece respeito. Tem que mostrar o nome dele e proibir que corra outras etapas.

  30. Isso é uma questão de educação, o Brasil infelizmente sofre por ter um povo que não se dá o respeito, por mais que a organização haja de forma correta, sempre existirá alguém burlando para tirar vantagem. Talvez uma forma de se evitar o ocorrido, mantendo o mesmo principio de receber a medalha ao passar pelo portico da chegada, seria em cada passagem de tapete no percurso, retirar uma fita elastica e fixar no braço, ao passar no final só retira a medalha que tiver as fitas correspondentes. Um abraço e parabéns pela prova.

  31. É fácil, é só punir com uma não aceitação desse atleta na próxima corrida.
    E deixar claro o porque não aceitar a inscrição dele na prova.
    O ano passado cheguei em trigésimo quarto lugar e não recebi medalha nenhum, neste ano nem a inscrição consegui fazer, me preparei tanto pra prova e não consegui inscrição.

  32. Muito fácil acabar os espertinhos. Além de colocar pelo menos mais um tapete, colocar uns 2 staffs (1 pro masculino outro pro feminino) ao lado dos tapetes ou em outros pontos do percurso, tirando fotos ou filmando quem passa com um celular. Envia por whats app as fotos de quem passou pelo tapete junto com os números de peito pro responsável pelas medalhas na linha de chegada. Esse responsável confere os dados q recebeu no telefone e entrega as medalhas. Simples assim! 🙂

  33. divulga o none dos espertinhos NA pg do Facebook

  34. É lamentável ouvir comentários como esse! Sou corredor a 4 anos. Participo de muitas corridas oficiais e algumas vou de pipoca por vários motivos diferentes… Mas procuro ser muito ético em tudo. O que temos que mudar nesse país, é a mentalidade das pessoas. Depois esse dito cidadão, que faz isso em uma corrida, vem criticar a corrupção, falar mal dos políticos, sem se darem conta das atitudes erradas do dia-a-dia!!!

  35. O ideal era ter educação e pronto. Infelizmente somos conhecidos no mundo como corredores que fraudam corridas, pois acontece em muitos países de brasileiros pegarem táxi, ônibus e etc só para receber sua medalha de maratonas, meias e etc.

  36. Tem que divulgar os nomes do fraudadores (as) e tam´bem proibir que eles participem que qualquer outra etapa. Não tem perdão! Essas pessoas não têm caráter! Não servem para correr junto conosco! Basta de tantos corredores safados (as)!

  37. concordo com o Julio Cesar , deveria anunciar os 100 primeiros com a medalha dourada e fazer um palco so para entrega, por exemplo eu nao sei se consegui pegar o top 100, mas fiz meu pace para 4.30.

    valeu a todos, amo demais esta prova.

  38. Estive verificando os resultados da faixa etária dos 60 aos 69 anos, comparando resultados com as fotos na Webrun, os primeiros colocados não tem 60 anos nem a pau. Inclusive o 4 colocado tem a foto do verdadeiro no dia de entrega do kit. Eles tb tem que ser desclassificados.

  39. Boa noite.
    O idiota ou a idiota que burla o tempo nas corridas engana a si próprio. Tem muita gente que se acha esperto. Coisas de Brasil!
    Abs

  40. Fiz 3 meias em SP nesse ano de 2015 e fiquei assustado com o tanto de gente que vi cortando caminho…e tem todo tipo de corredor desde senhora até jovens fazendo isso, onde fiquei mais assustado foi na meia internacional de São Paulo pois não tinham muitos fiscais e a galera roubou muito.

Leave a comment