Notícias Redação 28 de setembro de 2013 (0) (178)

Marilson corre pela melhor marca da carreira na maratona em Berlim

Marilson Gomes dos Santos treinou muito para melhorar o seu recorde pessoal de 2:06:34 na maratona, prova de 42.195 m. A marca foi obtida em Londres, em 2011. O brasileiro ficou 32 dias em treinamento na altitude de 2.600 m, na cidade de Paipa, na Colômbia. Na volta ao Brasil, passou mais alguns dias entre a preparação em Campos do Jordão, a cerca de 1.600 m de altitude, e os treinos numa pista em Taubaté, também no interior de São Paulo.

O SporTV anuncia a transmissão ao vivo de Berlim, a partir das 3h40 (horário de Brasília) deste domingo.

Bicampeão da Maratona de Nova York, tricampeão da tradicional Corrida de São Silvestre, medalha de ouro na prova dos 10.000 m no PAN de Guadalajara e quinto colocado na maratona da Olimpíada de Londres, o corredor disputa no domingo a 40ª edição da Maratona de Berlim, considerada uma das mais rápidas do mundo.

O objetivo é superar a melhor marca pessoal, de 2:06:34, alcançado em Londres-2011. “Berlim é uma maratona muito rápida e sempre registra quebra de recordes. Não disputei nenhuma prova tão longa no primeiro semestre deste ano, visando especificamente esta prova da Alemanha”, comentou o fundista.

Mesmo sabendo que vai enfrentar alguns dos melhores corredores do mundo, Marilson pretende fazer uma prova no seu ritmo, sem se preocupar com os adversários. “Existem muitas condicionantes numa corrida dessas, Nem sempre sai tudo o que foi pensado. No ano passado, depois do quinto lugar na Olimpíada de Londres, fui para Nova York, mas a prova acabou cancelada por causa da tempestade Sandy”, lembrou o brasiliense, da equipe BM&FBovespa.

A prova de Berlim é muito especial. Das dez melhores marcas do mundo na especialidade, cinco foram alcançadas na capital alemã, inclusive o recorde mundial do queniano Patrick Makau, com 2:03:38, marca registrada em 2011.

HOMENAGEM – O brasileiro Ronaldo da Costa viveu um momento muito especial em Berlim, no dia 20 de setembro de 1998, ou seja, há 15 anos. Ele venceu a maratona, com 2:06:05, recorde mundial na época e até hoje recorde brasileiro e sul-americano da distância. Por causa disso, ele está agora na cidade alemã para ser homenageado.

Sempre bem-humorado, agora aos 43 anos, Ronaldinho está muito contente pela lembrança. “Estou muito feliz por ter sido convidado para voltar a Berlim. Parece a primeira viagem da minha vida”, afirmou.

Em 1994, ele conquistou a medalha de bronze no Mundial de Meia-Maratona em Oslo, na Noruega. No mesmo ano venceu a Corrida de São Silvestre, que não tinha um brasileiro campeão desde a vitória de José João da Silva em 1985. Em 1995, ganhou bronze nos 10.000 m no PAN de Mar del Plata, na Argentina, e no ano seguinte foi prata no Mundial de Maratona em Revezamento em Copenhague, na Dinamarca.

Veja também

Leave a comment