Edson Amaro dos Santos vai buscar no domingo o bicampeonato da Maratona Maurício de Nassau, no Recife. A meta é conquistar a segunda vitória seguida e se consagrar de vez na prova da capital pernambucana, que tem a maior premiação do Brasil, com total superior a R$ 230 mil.
As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.maratonamauriciodenassau.com.br. O valor é de R$ 60,00 por corredor e o prazo vai até amanhã. Além dos 42 km, a prova, que tem largada programada para as 6h40, no centro de Recife, oferecerá percursos alternativos nas distâncias de 21 km, 10 km e 5 km.
Apesar de baiano de nascimento, Edson Amaro treina em Petrolina, no interior pernambucano, com a equipe Equipe APA-Petrolina/Mineração Caraiba. Por isso, além de “correr em casa”, está animado pela boa temporada. Em abril, por exemplo, cruzou a linha de chegada na Maratona de Santiago, no Chile, em nono lugar. Melhor brasileiro entre os mais de 1.200 corredores do país, Amaro foi top 10 em uma prova na qual os cinco primeiros colocados eram africanos.
Tão importante quanto o resultado conquistado na prova chilena, foi o tempo. Edson Amaro completou os 42 km em 2:18:24, o que representa 5:16 mais veloz do que a marca obtida na vitória na Maratona Maurício de Nassau no ano passado – 2:23:40. Com isso, o corredor baiano chega animado para lutar pelo bicampeonato e para bater o recorde da prova, que é de Franck Caldeira, com 2:21:36, em 2010.
Além de Edson Amaro dos Santos, outros brasileiros que entram no pelotão de elite da Maratona Maurício de Nassau são Marcos Antonio Pereira e José Márcio Leão, ambos do Cruzeiro; Márcio Barreto, da equipe Multsport, e José Eraldo de Lima, quarto colocado na edição de 2012.
Entre os estrangeiros confirmados estão os quenianos Edwin Kipkoech, Anderson Kiprono Chirchir e Andrew Kiprop.
A organização da prova informa que o local da entrega dos kits mudou em relação ao ano passado. Será na rua Osvaldo Lima, s/n, Derby, no Edifício Garagem da Uninassau (o prédio fica atrás da Casa do Estudante do Nordeste e do Hospital do Quartel do Derby, próximo ao restaurante Portal do Derby). A retirada dos kits será no sábado, das 10h às 17h.