Notícias Redação 4 de fevereiro de 2023 (0) (528)

Alison dos Santos ganha o Prêmio Brasil Olímpico

Alison dos Santos, o Piu, conquistou o Prêmio Brasil Olímpico como o Melhor Atleta de 2022. Piu recebeu o troféu das mãos da ministra do Esporte Ana Moser e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Paulo Wanderley Teixeira, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (02/02) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), participou do evento. A ginasta Rebeca Andrade, campeã olímpica, foi a Melhor Atleta de 2022.

Foto: Wander Roberto/COB


Alison, de 22 anos, nasceu em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, onde começou no Instituto Edson Luciano Ribeiro. Em 2022, ele terminou invicto a temporada nos 400 m com barreiras, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Eugene, no Oregon, Estados Unidos, em julho, com o recorde da competição e o sul-americano da prova (46.29). Ainda garantiu o troféu de campeão da Liga Diamante, em Zurique, Suíça, em setembro. 

Medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio 2021, sua marca em Eugene é a terceira melhor da história no Ranking Mundial da World Athletics. Correu três vezes abaixo dos 47 segundos em 2022 e fechou o ano como líder do Ranking Mundial.

Ao iniciar sua preparação na temporada 2023. o atleta falou sobre seus objetivos. “É um ano muito importante por ter o Pan (foi ouro em Lima-2019) e o Mundial – nos dois eu posso me consagrar bicampeão e a meta é essa. É chegar lá e cumprir, trazer mais uma conquista para a minha equipe e o Brasil, de ser bicampeão pan-americano e mundial. O foco é a Olimpíada de Paris 2024, mas é pensar em cada temporada”, disse Alison.

Felipe de Siqueira da Silva, que orienta Alison dos Santos, recebeu o troféu de melhor treinador do país nos esportes individuais. José Roberto Guimarães, do vôlei feminino, foi o melhor treinador de esportes coletivos.

Fonte: release CBAt

Veja também

Leave a comment