20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 24 de setembro de 2014 (0) (141)

Violência no trânsito e os corredores: Curitiba

Na terceira reportagem da série sobre a Violência no Trânsito e os Corredores, conversamos como Murilo Klein, sócio da V8 Assessoria, da capital paranaense.

Clique no nome da cidade e veja as matérias sobre Cuiabá e Rio de Janeiro.

Curitiba-PR

“Curitiba é provida de diversos parques, o que facilita o treinamento ao ar livre como, por exemplo, Parque Barigui, Jardim Botânico, Parque São Lourenço e Parque Tingui. Ainda há praças que contam com ciclovias. Com isso, boa parte dos corredores de rua da capital paranaense opta por esses locais.

Nossas ciclovias são antigas, da gestão municipal da década de 1990, e interligam os parques da cidade. Elas estão desgastadas pelo crescimento das raízes das árvores; pelas entradas de carros feitas de forma irregular; por placas no meio delas, entre outros problemas, ou seja, brincamos que fazemos um bom treino trail em meio à cidade. Além disso, nessas ciclovias, os corredores dividem espaço com muitas bicicletas e pedestres que não seguem a ordem social do local.

Aqui temos ainda as canaletas de ônibus, local claramente proibido para correr, porém muito utilizado para a corrida ou deslocamento de bike. Geralmente, os corredores vão no sentido contrário dos ônibus e ali treinam. Aos finais de semana, esses trechos ficam cheio de corredores.

Quando questionei alunos da assessoria sobre a relação nas ruas, foram enfáticos ao dizer que o respeito dos motoristas é pouco e que, com exceção dos finais de semana, quando todo mundo parece estar mais calmo, não esperam e não dão espaço aos corredores, forçando-os a ir para as calçadas, trechos muito irregulares.

A prefeitura tem cuidado dos parques, terceirizando a manutenção, e criado praças novas para incentivar o não uso de locais em meio a carros e ônibus. Assim, os corredores optam mais pelos parques mesmo, como segurança e certeza de um treino com menos estresse do que o próprio dia de trabalho já os dá.”

Murilo Klein, sócio da V8 Assessoria Esportiva de Curitiba-PR

Veja também

Leave a comment