Notícias Redação 1 de julho de 2013 (0) (138)

Etapa de Porto Alegre da Golden Four tem recorde do circuito

Logo na primeira edição, realizada ontem, a etapa de Porto Alegre da Golden Four Asics entrou para a história da série de meias-maratonas da Asics, que teve início em 2011. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília foram mantidas nos três anos. A capital gaúcha recebeu o evento no lugar de Belo Horizonte, sede em 2011 e 2012. E no percurso às margens do Rio Guaíba, Wellington Bezerra da Silva foi o responsável pela quebra do recorde do circuito, conquistando o primeiro lugar com 1:04:09. O desempenho supera o do queniano Paul Koech Kimutai, que em 2012, no Rio de Janeiro, completou os 21 km em 1:04:35.

A baixa temperatura ajudou não somente o primeiro colocado da elite A, mas também os 1.146 concluintes (foram 1.437  inscritos, segundo números divulgados pela organização). Devido ao clima frio, neblina e ainda escuro (o nascer do sol foi às 7h21), a largada foi atrasada das 7h para as 7h20 para a elite masculina e o geral. A medida foi necessária (e acertada) para segurança dos corredores porque havia trechos em obras, sem iluminação pública.

“Estamos muito felizes com a nossa estreia por aqui (em Porto Alegre). A prova superou todas as nossas expectativas”, afirmou Andrea Longhi, gerente sênior de marketing da Asics. “Para o próximo ano pretendemos crescer o potencial para que a etapa de Porto Alegre se torne maior e ainda mais rápida.”

No feminino, a vitória foi de Adriana Cristina da Luz, a Mirim, de Belo Horizonte, que marcou o terceiro melhor resultado pessoal em meias-maratonas: 1:16:36. “O tempo ajudou muito, mas ainda quero mais. Meu plano é conseguir a marca de 1h13 na Golden Four Brasília”, disse a atleta, referido-se à quarta etapa, no dia 3 de novembro.

Entre os amadores, o primeiro lugar foi para João Bosco Bazolli Marçal, namorado de Adriana, com 1:13:26. A primeira mulher a receber a medalha Top 20, que premia as corredoras amadoras, foi Daiane Pedroso Moreira, de Porto Alegre, com 1:23:53. “Conquistei meu melhor tempo. Foi fruto de muito treinamento, mas posso dizer que os relógios de marcação de tempo durante a prova me ajudaram a pensar em uma estratégia mais efetiva para ter um resultado melhor”, afirma Daiane.

A próxima etapa da Golden Four acontece em São Paulo, no dia 28 de julho em São Paulo. As inscrições estavam encerradas desde a semana passada, porém a Asics abrirá vagas remanescentes nesses dias, mas quem ainda quiser participar, deve ser bem rápido. Mais informações, resultados completos e inscrições pelo site oficial. Lembrando que assinantes da Contra-Relógio têm 10% de desconto.

Leia a cobertura da prova em Porto Alegre na edição de agosto da Contra-Relógio.

Veja também

Leave a comment