Performance e Saúde admin 4 de outubro de 2010 (0) (111)

Prepararação para os 15 km da São Silvestre

Porém, não apenas esse trecho, tão destacado pelos momentos decisivos, de intensa disputa entre os competidores e de emoção ímpar que proporciona aos espectadores que se acotovelam na calçada da famosa esquina da Brigadeiro com a Avenida Paulista; mas todos os 15 km oficiais do percurso são um atrativo inigualável para aqueles que se dispõem a uma aventura inesquecível pelas ruas da capital paulista, no dia do santo que renova o espírito!

Em seus mais de 80 anos de existência, atletas renomados já sucumbiram no asfalto de São Paulo, como Lasse Viren, o finlandês campeão olímpico dos 5.000 e 10.000 m em Munique, 1972, apenas o quinto colocado na prova realizada em 31 de dezembro de 1973. Outros, como o queniano Henry Rono, em 1978, na época recordista mundial dos 10.000 m, que, ao passar em frente ao hotel em que se hospedava, simplesmente abandonou a prova e foi descansar. Um enorme fiasco!

O público fiel que acompanha a São Silvestre, entretanto, também já foi agraciado com surpreendentes atuações, como as vitórias dos brasileiros José João da Silva, em 1980 e 1985, João da Mata, em 1983, Ronaldo da Costa, em 1994, e Émerson Iser Bem que, em 1997 ultrapassou na subida da Brigadeiro ninguém menos que o maior recordista de vitórias na prova masculina, o fabuloso queniano Paul Tergat.

Para aqueles que iniciaram os preparativos para o desafio de mais uma edição da São Silvestre, o treinamento não pára. E para quem ainda não tomou a decisão de participar, há tempo para começar! A planilha que elaboramos é a seqüência da publicada na CR do mês de outubro.

A planilha em questão é destinada à preparação dos corredores que aspiram pelo primeiro encontro com a mais desejada de todas as provas de fundo do esporte nacional e que nunca treinaram de verdade. Seguindo o lema da formiguinha "devagar e sempre", essa etapa do treinamento será um pouco mais difícil, porém, as dificuldades foram acrescentadas de forma gradual. Não podemos esquecer das recomendações básicas, como: check-up médico, disciplina e perseverança, alimentação, hidratação e repouso adequados, além de calçados e locais apropriados para a prática da corrida.

A preparação que elaboramos é apenas um meio simples e eficaz de se alcançar o objetivo almejado pelo corredor: estar alinhado em meio à enorme multidão em 31 de dezembro para a primeira disputa da São Silvestre!

Entretanto, para os corredores experientes e com um melhor nível de condicionamento, e que pretendem melhorar o seu recorde pessoal nessa disputa, apresentamos um exemplo de treinamento que possa atender a esse objetivo. Nessa preparação, destacamos o fartlek para o treino de velocidade e as rodagens para a obtenção da resistência básica necessária para os 15 km.

Em dezembro concluiremos todo o plano de treinamento, lembrando os corredores que as planilhas apresentadas são apenas um exemplo de preparação, e que devem ser adaptadas à realidade de cada indivíduo. A orientação de um profissional da Educação Física, especialista no assunto, é sempre o mais recomendado.

Veja também

Leave a comment