Notícias André Savazoni 16 de maio de 2013 (27) (1011)

Correr 10 km sub 40 dói mais do que maratona sub 3h ou meia sub 1h30

São três marcas almejadas na corrida. Nas conversas, nos treinos, elas sempre surgem. O sub 40 nos 10 km, o sub 1h30 na meia e o sub 3h na maratona.  Já consegui os três e, após um bate-papo do Corrida no Ar, nesta semana, fiquei refletindo: correr 10 km para “morte” dói muito mais. É o pior, disparado.

Pessoalmente, considero o sub 1h30 o mais “fácil”. Diria “palpável” e “possível”. O sub 3h, exige um pouco mais. Já o sub 40 ou ir baixando os tempos nos 10 km, machuca. O pulmão parece que vai explodir, a respiração “sai pela boca”. São 39 minutos contra 1h29 e 2h59 correndo, mas são 39 minutos intensos, no limite, no esforço máximo!.

Depois que você quebra a barreira, evolui, o sub 40 torna-se até mais “sossegado”, mas para baixar o recorde pessoal, aí, dói tudo de novo. Você tem 39:20 e quer fazer sub 39? O 39:30 sai “encaixado”, mas 31 segundos a menos, “só” 3 segundos por km, o fazem sofrer, gritar, “explodir”.

Não nego, não gosto de 10 km para “morte”. Faço pouquíssimas provas dessa distância. Não treino especificamente para a distância. Prefiro a meia e a maratona. Nas que entro, estando tudo bem, vou em busca de recordes ou sub 40. Depois que fiz o primeiro, na Tribuna, no ano passado, corri mais três vezes os 10 km, sempre abaixo de 40 minutos, porém, não dá prazer algum. Este ano, devo fazer no máximo três provas de 10 km, e olhe lá!

Veja também

27 Comments on “Correr 10 km sub 40 dói mais do que maratona sub 3h ou meia sub 1h30

  1. André Tarchiani Savazoni é verdade eu também já consegui os três, o meu melhor 10Km foram 35 min, minha melhor marca nos 21Km 01h 21min e na Maratona 2h 52min…Realmente correr 10Km para morte dói muito mesmo…rssss…Acho que o recorde mundial nos 10Km é 26 min e poucos né…calcides…rsss…Um abraço.

    Jorge Cerqueira
    http://www.jmaratona.com

  2. André, o sub-40 e sub-1:30 eu ja tenho, me falta o sub-3h agora, que irei em busca nos proximos anos, mas posso dizer, que o sub-40 realmente foi bem mais sofrido que tempo nos 21k. Chega a dar até medo antes da largada, pois o corredor já sabe que irá começar uma tortura que irá durar aproximadamente 40 minutos.

  3. Ótimo texto, como sempre!

  4. No século 20 fiz alguns sub 40 nos 10k, a Tribuna foi uma delas….No século 21, os objetivos mudaram…não consigo mais…agora a meta era sub45 nos 10k, já conseguido na Graac…agora sub 44! Uma coisa não mudou: dói do mesmo jeito!!!

  5. Maratona ainda não corri nenhuma decentemente. Tenho várias meias abaixo de 1:30, sendo a melhor em 1:23:13. sub 40 devo ter feito umas 4 vezes, e realmente é bem desconfortável, comparável a tentar fazer perto de 19´nos 5 km. Sem considerar prova de pista, como os 1.500 mt, eu diria que os 5 km e 10 km são realmente as provas mais doídas e como bem disseram aí em cima: Dá medo antes da largada.

    ———————–

    Julio, só para complementar, em janeiro, fiz 1h27 e 3h05 na meia e na maratona no Pateta. Terminei “inteiro” nas duas. Tanto que na terça já estava correndo. No sábado seguinte, fiz 5 km para 18:50. O perto de 19 min que citou. O último km corri arrebentado e depois, foram 15 minutos ruins, sentado, para me recuperar… não cheguei nem perto disso nos 21 km ou 42 km!

    Abraço
    André

  6. Me abstenho de comentar. Três marcas absolutamente distantes do meu horizonte pangaré. Mas as equivalências não estão equivocadas? Um sub 4min/km nos 10km não é equivalente a um sub 4min15/km na meia ou na maratona, é? Aliás, 1h30 na meia é mais fácil do que 3h00 na maratona, já que é o mesmo ritmo numa distância que é a metade. Entendi o espírito do texto, mas só acho que os tempos de comparação deveriam ser um pouco diferentes.

    ———————-

    Nishi, fiz o texto com base nas três marcas buscadas, não em equivalências. Nem citei isso. Até porque, por coincidência, estava conversando isso com meu treinador, o Marcelo Camargo, ontem, para traçarmos metas até o final do ano. Particularmente, a cada dia, eu acredito menos nessas contas de equivalências. São números frios, que não levam em consideração uma série de fatores, a começar pelo biotipo e características individuais de cada atleta. Fatores que nos números de equivalência não existem. Para mim, por exemplo, estão longe de funcionar. Nenhuma equivalência bate. Nunca bateu e segue sem bater, rs.

    Abraço
    André

  7. Olá André!

    Concordo com você em gênero, número e grau.

    No meu caso particular de marcas almejadas adicionaria o sub 4 nas ultramaratonas oficiais de asfalto, temos no Brasil uma ótima voltada para maratonistas rápidos (que também querem correr uma ultramaratona rápida), pois ela é totalmente plana.

    Para se ter uma ideia em 2012 exatamente 40 ultramaratonistas do mundo todo conseguiram a marca de sub 3 nos 50 km, a grande maioria obteve essa marca na 43ª edição da Two Oceans Marathon, que apesar de ter 56 km no total, tem o tempo parcial de 50 km válido para ser enviado ao “Ultra Marathon Statistics”, veja a relação que inclui apenas um brasileiro neste seleto grupo. http://statistik.d-u-v.org/getresultevent.php?event=14832

    Estou bem longe disso, eu sei, mas na minha primeira ultramaratona de 50 km em Nova Friburgo marquei 5:12 (batendo poucas fotos dessa vez).

    Um grande abraço!!!

  8. Ô André, acho a maratona sub-3 a meta mais difícil de fazer. No auge dos treinos pra primeira é única maratona bati na trave dos 10k, fiz em 41 em percurso cheio de altos e baixos. E por menos de um minuto não fiz sub 1h30 na meia. Mas maratona é uma outra realidade. Ainda persigo esses sonhos mas tenho que gastar muita sola de tênis pra chegar lá. Ou correr rebocado por você, hihihi. Abraço.

  9. Olá André! Concordo com você em gênero, número e grau. No meu caso particular de marcas almejadas adicionaria o sub 4 nos 50 km (nas ultras de asfalto), temos no Brasil uma ótima voltada para maratonistas rápidos (que também querem correr uma ultramaratona rápida), pois ela é totalmente plana, no caso estou me referindo a Super Maratona de 50 km da cidade do Rio Grande (RS). http://supermaratona50kmderiogrande.blogspot.com.br/2012/03/ultramaratona-da-cidade-do-rio-grande.html

    Para se ter uma ideia em 2012 exatamente 40 ultramaratonistas do mundo todo conseguiram a marca de sub 3 nos 50 km, a grande maioria obteve essa marca na 43ª edição da Two Oceans Marathon, que apesar de ter 56 km no total, tem o tempo parcial de 50 km válido para ser enviado ao “Ultra Marathon Statistics”, veja a relação que inclui apenas um brasileiro neste seleto grupo. http://statistik.d-u-v.org/getintbestlist.php?dist=50km&year=2012&gender=M

    Estou bem longe disso, eu sei, mas na minha primeira ultramaratona de 50 km em Nova Friburgo marquei 5:12 (batendo poucas fotos dessa vez).

    Um grande abraço!!!

  10. Concordo com vc ,fazer sub 40 nos 10kms deve DOER mais que uma maratona sub 3hs……mas a satisfação de completar uma maratona sub 3hs deve ser muito maior.É uma questão de gosto pessoal. Eu me realizaria mais como corredor completando a maratona sub 3hs do que fazer 10 kms sub 40min. Abç

    ———————

    Ah, concordo contigo Sacadura. Porém, sou suspeito para afirmar, porque sou apaixonado pela maratona. Já foram duas neste ano e correrei mais uma no asfalto, além de Bombinhas. Sem falar que serão três maratonas em cinco meses – Nova York em novembro deste ano, Disney em janeiro de 2014 e Boston em abril de 2014.

    Abraço
    André

  11. Carlos Mateus, 41 pra 40 nos 10 km pode parecer pouca coisa, mas se vc fez 41 nos 10 km (deve ter sido 41 mais alguns segundos) são pelo menos 6 segundos por km. É bastante coisa em uma prova onde se corre no limite. Pra sentir a diferença faça um tiro de 1.000 pra 4´00″ e depois outro pra 3´54″. E na prova de 10 km vc vai ter que fazer isso 10 vezes.

  12. Fala Julio, pra ser mais exato fiz 41:11 nos 10k. E não tava treinando tanta velocidade, era mais quilometragem pra maratona, por isso acho que naquela época era perfeitamente viável fazer o sub-40 se a dedicação fosse pra essa distância. Como parei por lesão muuuito tempo, sei o quão é difícil chegar perto, hoje voltei pra casa dos 45:00, mas ainda não desisti. Abraço

  13. Com certeza, André. Concordo totalmente. Temos tempos bem parecidos, por isso posso falar com propriedade sobre essas suas reflexões. Maratona é cabeça, né. É conseguir dosar a energia pelo percurso todo, mas sem correr com coração na boca. Só sofre exageradamente nos 42km quem não treinou direito ou não respeitou a distância. Meia Maratona também corremos abaixo do limiar, já dói bastante, mas a gente ainda segura porque senão não termina. Agora, 10km é acima do limiar quase o tempo todo, é coração na boca e um sofrimento que parece que não vai ter fim. O corpo dói e a cabeça joga contra tentando diminuir. Acho bem mais difícil que 5km, porque nos 10km a gente tenta “rodar” na mesma velocidade dos 5km, só que pelo dobro da distância.
    Abraços

  14. Concordo, mas no meu caso mudam os números dos subs. Sub 45 nos 10, sub 1h40′ na meia e sub 4 horas na maratona são meus objetivos. E o dos 10 km parece ser o mais complicado.

  15. é a segunda vez que voce posta esse mesmo topico…. é obvio que correr 10k abaixo de 40 força mais do que meia abaixo de 1:30:00 e uma maratona abaixo de 3:00:00. voce conhece a calculadora tempo run? jogue as distancias e o tempo e verá a velocidade media, voce vai sofrer muito mais para correr 5k em 18 minutos. que falta de assunto, o pior é nós que ainda perdemos tempo lendo isso.

    ————————

    Como já disse nos comentários anteriores, não fiz a correlação de tempos (nem comentei sobre isso) e, como pode ver nos comentários de leitores, há quem sinta a diferença entre as provas. E, quanto a ler ou perder tempo, não há obrigação nenhuma de fazer isso. Onde está escrito que há obrigação para ler?

    Abraço
    André

  16. Não sei.. não consegui nenhum dos três ainda. rs
    Mas a perspectiva que tenho no momento é o contrário: meus tempos são 43min, 1:46h e nenhuma maratona ainda. Mas me parece mais fácil chegar no sub 40 do que baixar minha meia pra 1:29. Maratona então.. não me imagino estreando abaixo de 3:40h. E olha que eu já fiz treinos de 35km e sei que o tempo vai lá nas alturas. Talvez tenha a ver com características físicas, pq não foco em distâncias curtas. Mas sinceramente, baixar 43 pra 40 eu sinto ser plenamente possível (e sei que não vou me arrepender dessa afirmação).
    Abraços.

  17. Olá André, a Tribuna é uma prova ímpar, pois consegui entrar para o famoso sub40. Jà estou planejando a do próximo ano.

  18. Oi André, legal o seu texto. Há um ano corria os 10km a 5:18. Depois de 12 meses de muita dedicação estou correndo a 4:06, porém almejo correr a 3:59. Pode parecer estranho, mas não treino pista, tiros, intervalados, não faço academia, não pedalo. Eu apenas faço corridas contínuas num rítimo estável. Gostaria de um dica de a qual pace devo treinar para alcançar o sonhado 3:59 min/km nos 10km. Obrigado

  19. Olá Ronaldo, a dica esta ai mesmo, é só voce começar a fazer pistas e dar tiros rapidos de 400mts até 1000mts e também fazer fartlek, vai ver que rapidinho estará correndo para 38 minutos nos 10km.
    Abraço.

  20. prefiro correr 1500m e800m do que essas coridas loucas rsrs

  21. Olá André, tudo bem?
    Concordo com você. Tenho 37’54” nos 10k e já tem quase um ano que faço essa prova. Acho que dói muito, muito difícil ficar no limite por 10k. Fiz 1h22’50” nos 21k e estou em busca do sonhado sub 3h nos 42k. Preciso melhorar nos 10k para me sentir melhor nos 42k mas está difícil encarar uma prova curta mas muito desgastante tanto no aspecto físico como no mental. Abc

  22. É sub pra lá, sub pra cá. ULTRA MEGA FODA MARATONA

    Eu pego um taxi. A troco?

  23. Eita! Eu devo ser o único pangaré daqui…kkk E eu feliz com meus 45 min nos 10 km e 1:50 nos 21 km…. hahahahaha

  24. Acho que a dificuldade da prova de 10k é por não proporcionar margem de erro para se alcançar o sub40. Tem que correr com o coração na boca desde o inicio. Já a prova de 21k em diante são mais administráveis.

    um abraço

  25. Bruno, bem por aí. Tem toda a razão. Os 10 km para tempo, não há “descanso” ou “tempo para pensar”, é “sofrimento” o tempo todo… Desconfortável o tempo todo. Nos 21 km e nos 42 km, principalmente, você consegue administrar melhor.

    Abraço
    André

  26. eu costumava ter um volume semanal de 180km, sempre em um pace comfortável, girando em torno de 4:50, 5:00.. depois descobri os 10km …. foi amor a primeira vista…rsrs… meu primeiro desafio foi 10 sub 45.. depois de muito treino, principalmente treinos na academia, reforço muscular, aprimoramento da minha técnica, consegui alcançar 10 sub 40… no início foi uma sensação de extâse… mas realmente, é correr pra morte, sangue na boca o tempo todo… meu primeiro sub 40 foi 39:52, depois consegui cravar um 37:28, sensação de morte..kkk..hoje giro com certa facilidade na casa dos 38, 39 …. mas realmente não é um pace comfortável, tem que começar muuuito forte, e muitas vezes você bate com a cara no muro no 3 ou 4km….

  27. Olá, eu tive uma dificuldade enorme de bater o sub 4h na maratona. Cai muito no pós 35km e fiz em 3h e 47min , saindo de 5.20 para 6km/min. Tenho como meta um sub 40 nos 10km para esse primeiro semestre . Meu RP é 42e 50 e nos 5km cheguei a fazer 20 e 38. Gostaria de dicas de treinos intervalados e fortalecimentos para conseguir essa façanha . Abraço a Todos e grato pelas palavras .

Leave a comment