A Maratona de Berlim será disputada dia 26 setembro, mas a organização já anunciou que o etíope Haile Gebrselassie voltará a correr nas ruas da capital alemã. Haile venceu a prova quatro vezes consecutivas (2006 a 2009) e foi lá que bateu por duas vezes o recorde mundial. Sua marca de 2:03:59 (2008) foi superada em Boston neste ano por Geoffrey Mutai (2:03:02) e Moses Mosop (2:03:06), mas Boston não se qualifica perante as regras da IAAF como percurso homologado para recorde mundial (distância maior que 50% no ponto de partida para a chegada e mais que 1 m por quilômetro de diferença de altimetria).
Haile sempre disse que poderia melhorar sua melhor marca, mas não completou a Maratona de Nova York 2010 e chegou até a anunciar sua aposentadoria como atleta profissional. Recuou, falou que iria participar da Maratona de Tóquio em fevereiro, mas teve que desistir da disputa por ter caído durante um treinamento e machucado os joelhos duas semanas antes da competição. Mais recentemente ele venceu a Meia-Maratona em Viena e uma prova de 10 km em Manchester, Inglaterra.
O etíope deve ir em busca da retomada do seu prestígio no mundo das maratonas: “Eu amo Berlim. A torcida é fantástica e em um dia bom, tudo é possível neste percurso extremamente rápido”, disse. Haile também anunciou no twitter essa decisão: “Estou treinando bem, me sentindo ótimo e sem dores. Mal posso esperar pelo meu próximo desafio. Estou muito feliz em dizer para vocês que irei participar da Maratona de Berlim novamente este ano.”
É esperar para ver.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
He is the man!!!
No auge dos seus 38 anos ainda é o cara a ser batido.
Como ele disse, em um bom dia, tudo é possível em Berlim, e eu acredito que com Haile Gebrselassie na parada essa maratona tem cheiro de novo recorde.
Bom retorno ao grande campeão.