Notícias Ranking CR Tomaz Lourenço 5 de dezembro de 2022 (0) (692)

Cai o número de maratonistas no Brasil em 2022, mas novas provas vêm por aí, em 2023

O total de corredores que completaram os 42 km neste ano, em provas nacionais com percurso aferido, fica abaixo do verificado no principal evento do exterior. Ou seja, somando-se os concluintes nas 12 maiores do país, o resultado equivale à metade do verificado na mais famosa do mundo, a de Nova York, em 2022, respectivamente 24.175 e 47.839.

Apesar desse número restrito e real, quando comparado ao estimado de corredores no Brasil, cujo total seria algo entre 1 e 10 milhões (ou seja, puro chute…), continuam a surgir “maratonas” no país, aqui entre aspas, porque são provas que apesar do nome, a famosa distância é apenas para atrair interesse da mídia, uma vez que o menor número de participantes nesses eventos envolve os que vão fazer os 42 km.

Assim, pessoas correm 5 ou 10 km, mas também 21 km, mas ostentam depois camisetas com a palavra MARATONA em destaque, e isso basta! Para os organizadores é ótimo, na medida em que quanto mais inscritos melhor, para diluir custos fixos e aumentar a rentabilidade.

Em outro post aqui no site, comento sobre mudanças nas maratonas de Porto Alegre e Floripa, seguindo a do Rio, ao oferecerem a meia na véspera da maratona, de forma a estimular mais inscrições.

Na prática, como se vê no quadro, não parece um caminho muito interessante (para a organização), pois no Rio houve uma queda de 33,5%, enquanto no total de concluintes das 4 distâncias cariocas parece ter havido certa estabilidade.

Já as duas outras maratonas do sul conseguiram bom crescimento, sem terem recorrido a “desafios”, como são chamados os 21+42 km, surgidos com o Pateta, na Disney. Se o objetivo é performance, é mesmo sem sentido correr as duas distâncias no sábado e domingo.

Então, mesmo disputando um público de, digamos, apenas 30 mil corredores, parece que a multiplicação de “maratonas” deverá continuar no Brasil. Já se sabe, por exemplo, do lançamento de uma em Olinda, no dia 18/06, e inúmeras outras, sem percurso aferido oficialmente, irão para mais uma edição ou para sua estreia, sempre citando a de Nova York como referência…

Foto: Fernanda Paradizo (Maratona de Nova York 2022)

Veja também

Leave a comment