A Meia Maratona de Buenos Aires, na Argentina, ano após ano, é a “queridinha dos brasileiros” na América do Sul. No ano passado, foram 1,2 mil entre os 10 mil inscritos, cerca de 12%. E eu estava entre eles!
A prova é, realmente, excelente. Um local para obter a sonhada marca pessoal. Às vezes, até melhor do que o sonho. Comprovei isso na prática. Quando corri a prova, estava muito menos treinado do que estou hoje. Tinha corrido três meias em 2010 – 1h37 em São Paulo, 1h33 na Corpore e 1h34 no Rio de Janeiro. Fui para Buenos Aires e, mesmo tendo cansado e dado uma caminhada no último posto de isotônico, para bebê-lo, fiz 1:30:32. E tomando vinho e sorvete, além de empanadas e carne argentina na sexta e sábado! O que prova como a prova é rápida. Uma delícia. Ou seja, como já corri três vezes abaixo dessa marca em 2011, o recorde viria com certeza na prova!
Neste ano, a Meia de Buenos Aires será realizada no dia 11 de setembro. Não irei. Optei por correr mais uma maratona em 2011. Em Punta del Este, no Uruguai, mas em 2012 ela não me escapa. Vou para Buenos Aires para baixar qualquer marca que tenha até lá.
Para quem já se inscreveu (e para quem ainda pretende, porque dá tempo e eu aconselho), a organização alterou o percurso.
Considero a explicação dada no site como muito bem aceita: “La organización de la 21K Ciudad de Buenos Aires dispuso de cambios en el recorrido para la edición de este año a disputarse el 11 de Septiembre. Con este cambio de recorrido los atletas podrán disfrutar aun más de las bellezas de nuestra ciudad”.
Mudaram para torná-la mais bonita e passar por mais pontos turísticos da capital federal, como chamam Buenos Aires. Assim, a largada continua na mesma avenida, a Figueroa Alcorta, mas um pouco antes em relação ao centro, num espaço mais largo e que facilitará o acesso antes e depois da prova. Um problema do ano passado. Além disso, agora, os corredores irão até Puerto Madero. Em 2010, o retorno era em frente à Plaza de Mayo e Casa Rosada, a residência presidencial.
Essa alteração trará uma leve, mas leve mesmo, subida no retorno, nada que atrapalhe o desempenho e, quem está treinando, nem sentirá a alteração de altimetria. De chato mesmo, um vaievem do km 14 ao 18, mais ou menos. Algo que não gosto, mas tudo bem.
Passando por mais pontos turísticos, talvez, melhore o único problema que senti na prova: a pouca divulgação e presença de público durante os 21 quilômetros. Está certo que, com a agitada vida noturna portenha, poucos querem acordar cedo num domingão. Só nós, loucos pela corrida. Mas só havia gente nas imediações do trajeto Obelisco/Plaza de Maio. O taxista que me levou para a largada, nem sabia que haveria uma corrida! Tudo bem, ele poderia ser uma exceção, mas outros dois que falei também não sabiam.
Então, fica o convite. Quer passar um final de semana legal? Inclua a meia de Buenos Aires na sua programação. Ainda dá tempo para 2011. Ou, se preferir, defina para 2012. Só não deixe de ir. É rápido e você gasta (com exceção da passagem aérea, que não é cara e ainda dá para usar milhas) o mesmo que gastaria num final de semana na sua cidade. Fui na sexta de manhã e voltei no domingo à noite. Passeei bastante e aproveitei demais.
Então, vai em 2011 ou nos encontraremos em 2012? Conte sua experiência na Meia de Buenos Aires ou seus objetivos.



