A Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos, acaba de disponibilizar sua pesquisa de hábitos de consumo. Através de consolidação de dados, a empresa apresenta informações direcionadas para atuantes no mercado de corridas, sobre decisão de compra dos corredores.
Durante duas semanas do mês de agosto de 2022, a Ticket Sports coletou 5.756 respostas de atletas profissionais e amadores de todo o Brasil cadastrados em sua base, com o objetivo de auxiliar as marcas e organizadores a enxergarem oportunidades e, assim, melhorarem a experiência de compra em eventos esportivos. A pesquisa revelou as marcas mais lembradas pelos consumidores, em quais materiais pretendem investir nos próximos meses e qual a sua percepção de marca dentro dos eventos.
De acordo com os dados, mulheres ainda são minoria na participação de eventos esportivos e a Nike figura como marca mais lembrada. Os dados revelam ainda que os respondentes se mostram sensíveis a preço, mas também estão dispostos a investir em bons materiais que possam melhorar seu desempenho. Confiram os principais dados abaixo.
PERFIL DO PÚBLICO DE EVENTOS ESPORTIVOS
Gênero – Masculino 56% | Feminino 44%
Região – Sul 17% | Nordeste 10% | Norte 5% | Centro Oeste 5%
(Obs.: O release da TS não informa sobre o Sudeste (SP, RJ, MG e ES), que se conclui reunir 63% dos corredores)
Faixa etária – A média de idade do público é de 44 anos.
Renda familiar mensal – De 3 a 6 salários mínimos (De R$ 3.300 até R$ 6.600)*
*De acordo com o IBGE “o rendimento médio mensal domiciliar por pessoa caiu 6,9% em 2021 e passou de R$ 1.454, em 2020, para R$ 1.353.”. Em 2021 o Ticket realizou uma pesquisa para entender os impactos da pandemia no bolso dos brasileiros e constataram que quase 70% do público de eventos esportivos foi impactado financeiramente em decorrência da pandemia. Naquele momento, 90% dos participantes disseram que preço influenciava diretamente em suas escolhas sobre eventos esportivos.
Participação em eventos – A maioria dos atletas participa de 2 a 5 eventos por ano e objetiva provas de corridas de rua de 5K e 10K como próximo desafio.
Comportamento em eventos esportivos – Consumir produtos em eventos esportivos é parte da experiência e 72% do público afirma efetuar compras nesse momento. A experiência e emoção apareceram como fatores transformadores de imagem e importância de algum produto na jornada de atletas E claro: as pessoas querem saber o que elas vão levar como lembrança. Almejam kits de qualidade, brindes e vantagens mais tangíveis. No cenário pós-evento, 46% do público participante da pesquisa afirmou estar mais propenso a comprar uma marca após vê-la como patrocinadora, apoiadora ou com ativações.
AS MARCAS MAIS CITADAS DO PAÍS E SEUS CONSUMIDORES
1. Nike
2. Adidas
3. Asics
4. Olympikus
5. Mizuno
Idade média dos participantes que citaram a marca:
1. Nike – 39 anos
2. Adidas – 43 anos
3. Asics – 44 anos
4. Olympikus – 43 anos
5. Mizuno – 46 anos
Marca preferida de tênis – Quando se especifica na pesquisa a marca preferida para tênis, Asics quase se iguala a Nike. Há claramente uma identidade, reconhecimento de especialização. Também destaca-se a Olympikus, que tem uma fatia grande no mercado, e a Mizuno, que, na contramão, perdeu muito espaço nos últimos tempos. As marcas preferidas não necessariamente dizem respeito apenas a estilo, mas ao conforto e performance, que é uma preferência muito particular e específica quando o assunto é esporte.
Lojas mais lembradas:
1. Centauro
2. Decathlon
3. Outros
4. Netshoes
5. Nike
Um ponto interessante a ser observado é que as lojas mais lembradas são as multimarcas, mas muitos levam em consideração as lojas próprias de cada marca.
Fonte: Assessoria Ticket Sports