Das seis vagas possíveis, três no masculino e três no feminino, o Brasil terá somente dois representantes na maratona do Campeonato Mundial de Atletismo de Moscou, na Rússia, em agosto. O prazo prazo estipulado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a obtenção de índices nos 42 km terminou ontem e apenas Solonei Rocha da Silva e Paulo Roberto de Almeida Paula classificaram-se.
As marcas mínimas exigidas pela CBAt na maratona eram de 2:13:44 (masculino) e de 2:28:50 (feminino). O período oficial de índices para as especialidades foi aberto no dia 1º de outubro do ano passado. Solonei obteve a qualificação no dia 17 de março, ao completar a Maratona de Seul, na Coreia do Sul, em 2:12:47. Já Paulo Roberto venceu no dia 21 de abril a Maratona de Pádova, na Itália, com o tempo de 2:13:00. Entre as mulheres, ninguém se classificou.
Para as outras provas de pista, o prazo para a obtenção de índices para o Mundial, que será disputado de 10 a 18 de agosto, no Luzhniki Stadium, termina no dia 14 de julho.