Notícias zDestaque Centro Tomaz Lourenço 4 de julho de 2022 (0) (798)

Corrida da New Balance em São Paulo inova com a opção de 30 km e agrada

Aconteceu ontem (03/07) na capital paulista, a nova versão da clássica 15K NB, desta vez batizada de New Balance Speed Run, com a inovação de 30 km, além das tradicionais 7,5 e 15 km. A participação foi bastante equilibrada, como se pode ver pelo total de 1.228 concluintes na maior distância, 2.347 na média e 1.115 na menor, totalizando 4.690 corredores pela Marginal do Rio Pinheiros, local procurado por inúmeras provas, por ser predominantemente plano e não atrapalhar muito o trânsito da cidade.

Mesmo assim, em função dos 30 km, as largadas começaram às 5h30, de forma que aquela via expressa pudesse ser liberada totalmente para os carros a partir das 11 horas. E tudo correu muito bem, pela excelente organização da Beta Sports, o que incluiu uma enorme e bem montada área de dispersão, no estacionamento do Shopping Eldorado, onde também
aconteceu a entrega dos kits, em uma loja da NB.

Na proliferação de corridas de 10 e 21 km, que se verifica nos últimos anos no Brasil (e no mundo…), é muito interessante a existência de um evento que oferece a opção de 15 km e, principalmente, dos 30 km. Inúmeros são os corredores que já encaram sem grande dificuldade a meia-maratona, mas que ainda não se animam pela opção cheia, que requer efetivamente um pouco mais de treinamento.

E entre os que decidem enfrentar os 42 km, mas que não se prepararam como gostariam/deveriam, a passagem do km 30 na maratona costuma ser um divisor de água, em que a partir desse ponto segue-se da forma possível até a chegada. Ou seja, por volta dos 30 é comum surgirem pensamentos na linha “bem que poderia estar terminando agora…”

Durante muitos anos a revista Contra-Relógio levantou a bandeira para que surgissem provas intermediárias entre a meia e a maratona, exatamente para atender um contingente enorme de corredores, para quem os 21 km já não eram mais um problema e os 42 km continuavam sendo uma meta muito dura de ser alcançada.

Dessa maneira, a CR tentou estimular organizadores a oferecerem a opção dos 30 km, mas não tivemos sucesso. Apenas uma associação de corredores de Cascavel topou o desafio e realizou a prova durante alguns anos, mas que acabou não dando “crias”.

Agora, a New Balance aceitou a proposta da Beta Sposts de fazer algo inovador e, conforme os números acima, a aceitação foi bem expressiva, sendo que muitos optaram pelos 30 km como um longão para a São Paulo City Marathon, 4 domingos depois.

Aliás, a Beta Sports é igualmente a organizadora da 1ª Maratona FILA, dia 28/08, que também terá novidades por sugestão da empresa à marca italiana, desta vez a implantação de um revezamento de duplas e quartetos, junto com os 42 km solo, que acontecerá em quatro voltas dentro da Cidade Universitária da USP, na cidade de São Paulo.

Será que teremos mais corridas que fujam à rotina dos 5, 10, 21 e 42 km?

Foto: Fernanda Paradizo (largada dos 15 km)

Veja também

Leave a comment