20 provas imperdíveis, ainda dá tempo de correr uma delas em 2011

Com a confirmação da Corrida da Serra da Graciosa para o dia 2 de outubro, ainda há várias opções neste segundo semestre para correr uma das 20 provas imperdíveis do Brasil eleitas pela Contra-Relógio na edição de janeiro.

Estive presente, neste ano, na Tribuna 10 Km no mês de maio, em Santos (SP), e corri a Meia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), agora em julho. E as duas provas evoluíram (e muito) em relação a 2010, ficaram ainda melhores e empolgaram os corredores.

A lista teve ainda Volta ao Cristo (Poços de Caldas), Travessia Torres-Tramandaí (Rio Grande do Sul), Corrida Cidade de Aracaju (Sergipe), Mini Maratona de Paraty (Rio de Janeiro), Corrida das Pontes (Recife), Corrida da Ponte Rio-Niterói, Mountain Do Costão do Santinho (Florianópolis), Revezamento Bertioga-Maresias (São Paulo), Desafrio Urubici (Santa Catarina), Volta do Lago (Brasília) e Maratona do Rio de Janeiro. Correu alguma? Conte então a sua experiência.

Para quem pretende “testar” uma delas, a relação começa no dia 7 de agosto, com as Dez Milhas Garoto, em Vitória, no Espírito Santo, que bate recorde de inscrição nesta edição. Então, se pretende corrê-la, faça já um tiro para garantir presença.

Duas semanas depois, no dia 21 de agosto, tem a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Tudo bem, a largada é tumultuada e tarde, às 9 horas. Tem razão quem reclama. Porém, o visual é belíssimo e percorre a famosa orla carioca, com Leblon, Ipanema, Copacabana… terminando no Aterro do Flamengo. Quem pode ir na sexta-feira e ficar até o final do dia no domingo, garanto que passará um final de semana especial.

Em outubro, duas opções na região Sul do Brasil. Primeiro, logo no dia 2, a Corrida da Serra da Graciosa, em Curitiba. Subidas e mais subidas. Já no dia 30, a Meia Maratona de Pomerode, na cidade mais alemã do país, em Santa Catarina. Não tenha dúvidas de que você vai se sentir na Europa. Mais precisamente na Pomerânia, no norte da Alemanha. E esse clima colonial alemão está presente nos 21 km. Tanto em Curitiba quanto em Pomerode, a gastronomia é outra atração.

Em dezembro, no dia 4, tem a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte. Mesmo problema da Meia do Rio de Janeiro: largada tarde e, muitas vezes, com calor, mas o visual também é um atrativo. O percurso, ao redor da Lagoa da Pampulha, é arborizado e praticamente plano. Estive lá para a etapa mineira da Asics Golden Four e o lugar é realmente perfeito para correr. Mas bem que a largada poderia ser às 7 horas…

Também em 4 de dezembro, uma prova eleita por ser única no Brasil: Volkswagen Run. Os corredores percorrem 10 quilômetros dentro na fábrica de carros em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, localizada no Km 23,5 da Via Anchieta.

Para fechar o ano, no dia 31 de dezembro, a São Silvestre. Sim, há problema na largada com a falta de divisão por ritmo e muitos fantasiados e seus cartazes, e a organização pecou demais no ano passado por entregar a medalha junto com o kit. Sem defesa nos dois casos. Mas a magia da São Silvestre é superior a tudo isso. Corri a prova nos últimos três anos. Confesso que, apesar dos problemas, sou apaixonado por ela. E, sinceramente, pelo menos uma vez na vida, todo corredor tem de participar da São Silvestre. Vale demais o esforço, você fecha o ano em altíssimo astral e a passagem do réveillon fica melhor ainda!

Então, o que está esperando? Faça as suas opções e uma boa corrida. Quem sabe não nos encontramos em algumas delas!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.