Notícias zDestaque Centro Tomaz Lourenço 22 de junho de 2022 (0) (264)

Os 25 mil maratonistas brasileiros merecem ser tratados com muito carinho

Em função do clima (quente) ou por falta de tradição, o número de maratonistas no Brasil não deve passar de 30 mil corredores, considerando os 25 mil que encaram o desafio no país e lá fora e os talvez 5 mil que o fazem exclusivamente no exterior, especialmente nas grandes provas, como Buenos Aires, Disney, Nova York, Chicago, Boston, Paris, Berlim, Amsterdã, para ficar apenas nas que costumam atrair centenas de brasileiros anualmente.

Conforme se pode ver no quadro com os concluintes em provas oficiais de 42 km por aqui em 2019, o total chegou a 26.593, mas muitos participam em mais de uma (às vezes 3 ou 4…) maratona, daí se concluir os 25 mil citados acima.

Esses números me levaram a postar no site o artigo “25 mil maratonistas brasileiros deverão ser disputados por 50 provas de 42 km em 2022”, para deixar claro que os corredores que encaram a longa distância merecem ser muito bem tratados pelos eventos que levam o nome maratona, mas que na prática a maioria de seus participantes vai correr 5, 10 ou 21 km.

Aliás, não custa destacar que as grandes maratonas lá de fora são exclusivamente na distância de 42 km e como resultado seus participantes se sentem valorizados, ao contrário do que acontece por aqui, onde o mais importante é a festa e a divulgação de um grande evento, com o nome “maratona”.

Já em relação às 50 provas, a explicação é que poucas das ditas “maratonas” têm percurso aferido (portanto, não oficiais), até porque acontecem muitas vezes em locais que não permitem tal medição criteriosa, além desta ter um custo, por exigir a presença de pessoa gabaritada para tanto.

Por tudo isso, parece ter chegado a hora dos organizadores passarem a tratar os maratonistas de outra forma, de valorizá-los, até porque são eles que justificam o título dos eventos, e que é usado para ganhar importância na mídia e conseguir patrocínios e apoios.

Nesse sentido, eles poderiam reduzir os valores de inscrição para os 42 km, garantir brindes extras aos maratonistas, uma área especial para entrega de kits (com zero de filas!), um abastecimento primoroso especialmente na segunda metade do percurso, e uma chegada festiva e grandiosa, com anúncio no sistema de som de cada participante, como merecem os que conseguem completar os 42.195 metros.

A montagem do RANKING BRASILEIRO DE MARATONISTAS, realizada pela revista Contra-Relógio por 25 anos, visava exatamente prestigiar aqueles que se propunham a encarar o desafio da longa distância, e que treinavam para tanto. Agora, o site da CR estará mantendo essa tradição, com a publicação paulatina do RANKING 2022, conforme forem acontecendo as provas oficiais consideradas, até sua versão final em dezembro.

Foto: Chegada na Maratona de Porto Alegre 2019 – Crédito: Foco Radical

 

Veja também

Leave a comment