Notícias zDestaque Centro Tomaz Lourenço 20 de junho de 2022 (0) (526)

MARATONA DO RIO SE MANTÉM COMO A MAIOR DO BRASIL, COM 25 MIL CONCLUINTES NAS 4 DISTÂNCIAS

Temperatura de 19 graus desde a largada, a partir das 5 horas, até o final, por volta de 11 horas. Se não bastasse, uma garoa acompanhou os participantes da 20ª Maratona do Rio, neste domingo 19/06. Em síntese, excelentes condições para uma boa performance dos corredores, que foram ainda brindados com um abastecimento correto, composto de muita água gelada, vários pontos de isotônico, além de frutas e até paçoca no km 36, quando tudo é muito bem vindo.

Depois de ter corrido a primeira edição, em 2001 (que saía do Recreio dos Bandeirantes até o Aterro do Flamengo), resolvi voltar ao Rio para conhecer o novo percurso e quem sabe até conseguir um resultado que me colocasse no Ranking Brasileiro de Maratonistas. Para a minha faixa etária (75/79 anos), precisaria fechar os 42 km em menos de 5h10, mas logo percebi que não iria conseguir, então administrei o ritmo para fazer todo o percurso correndo, completando em 5h37.

A mudança do percurso, com largada e chegada no Aterro, em função da interdição da avenida Niemeyer, agradou aos corredores e à organização, pela não necessidade de transporte até a saída. A concentração em um único local (inclusive a entrega dos kits na bonita Marina da Glória) resultou prática, mas se perdeu no visual do percurso, que acontecia com o mar ao lado, na primeira metade da maratona. Agora, o primeiro quarto dos 42 km se dá na área central da cidade, sem atrativos (a não ser o Museu do Amanhã e a roda gigante), mas como é ainda escuro, tudo bem.

Mas essa coisa de visual é um pouco relativa, porque a maior parte dos maratonistas costuma correr focado, não reparando muito no seu entorno. Me lembro de ao comentar com uma pessoa sobre minha participação na Maratona de Paris, ela lembrou que o percurso passa ao lado da Torre Eiffel, ao que eu retruquei: Verdade? Então, vou voltar aos treinamentos, visando ganhar um pouco de velocidade, e se me sentir confiante tentar me ranquear na São Paulo City, no final de julho, onde, aliás, consegui o índice para o Ranking de 2018.

NÚMEROS ATUALIZADOS

Fazemos aqui uma correção em outros posts no site, que citam os números da 20ª Maratona do Rio, no dia 19 deste mês, no que se refere aos concluintes nos 42 km. Noticiamos que, surpreendentemente, teria havido uma queda de quase 50% no número de participantes da maratona, ao passarem de 7.576 em 2019, para 3.994 nesta última edição.

Tal afirmativa tomou por base a listagem dos maratonistas divulgada pela prova, e cuja totalização causou perplexidade desde o início, ainda mais que participei da corrida e constatei o grande número de corredores pelo percurso. Agora, em mensagem enviada por Osaka Santos ao Insta da CR, comentando um daqueles posts (“Os 25 mil maratonistas brasileiros merecem ser tratados com muito carinho”), ela afirma que muito provavelmente os participantes dos 42 km no Desafio Cidade Maravilhosa não foram tabulados na listagem da Maratona.

Fomos então pesquisar e comprovamos tal situação, ou seja, os “desafiadores” não aparecem nos resultados dos 21 km nem dos 42 km, mas sim em um relatório exclusivo, que traz seus tempos totais, nas duas distâncias. Dessa forma, essas 258 corredoras e 791 corredores serão devidamente inseridos entre os concluintes da Maratona do Rio 2022, que chega então ao total de 5.043 finalizando a 20ª edição.

Todos eles terão, obviamente, suas marcas nos 42 km cariocas levadas em conta para o RANKING da CR, ainda mais que ganham um valor extra, por terem sido alcançadas em condições bem mais adversas que as dos outros ranqueados.

Também a participação total no evento carioca precisa ser corrigido, já que os que finalizaram os 21 km alcançaram 11,5 mil, somados aos 5 mil dos 42 km e ainda aos em torno de 8 mil nos 5 e 10 km, confirmam mesmo a Maratona do Rio como o maior evento de corrida da América Latina.

Veja também

Leave a comment