Notícias zDestaque Centro Redação 18 de junho de 2022 (0) (795)

Daniel Nascimento vence a Meia da Maratona do Rio com melhor marca brasileira em solo nacional

A meia-maratona abriu os eventos do fim de semana da Maratona Internacional do Rio com a já aguardada vitória de Daniel Nascimento, o Danielzinho, que fechou os 21 km com 1:01:04, melhor marca de um brasileiro conquistada em solo nacional. Aos 23 anos, ele bateu a marca de Giovani dos Santos, que era de 1:01:40, obtida na Meia das Cataratas, Foz do Iguaçu, em 2013.

O prova, realizada neste sábado (18/06), teve a largada na Praia do Leblon, a partir das 6h30, passando pelas orlas de Ipanema, Copacabana, Botafogo, até a chegada no Aterro do Flamengo. O vento contra no começo da corrida foi um dificultador a mais para o atleta, que teve a ajuda dos companheiros de treino quenianos para se proteger do evento no início. No entanto, o objetivo principal foi alcançado.

“A nossa meta de fazer o melhor tempo de meia-maratona em solo nacional foi alcançada e também estou satisfeito pelo meu novo recorde pessoal na distância”, comemorou o atleta, radicado no Quênia.

Atual recordista sul-americano de maratona, essa foi a quarta meia-maratona da carreira que o atleta participou e parece ser apenas uma questão de tempo para que ele consiga acumular mais uma marca expressiva na carreira, que é o recorde sul-americano de meia-maratona, de 59:33, e que pertence a Marilson Gomes dos Santos, marca estabelecida em 2007 em Udine, na Itália.

Para o treinador Jorge Luis, o Jorginho, o atleta vem evoluindo dentro do programado e a competição de hoje serviu como preparação para sua prova-alvo, que é o Campeonato Mundial de Maratona do Oregon, em julho, nos Estados Unidos.

Entre as mulheres, a vitória ficou com mineira Amanda Aparecida de Oliveira, de 25 anos, que fechou os 21 km  com 1:18:30. A atleta, que foi 4ª colocada nas duas últimas edições (2019 e 2021), comemorou muito o resultado.  “É um orgulho enorme correr a Maratona do Rio, onde iniciei minhas provas de 21 km. Estou muito feliz em sair campeã dessa prova, que foi bastante dura. Mas o importante é que a vitória saiu”, ressalta a atleta, que assumiu a liderança logo no início, terminado com folga em relação às outras competidoras.

“Queria muito fazer meu RP, mas hoje o clima e o vento não deixaram. Senti durante a prova. Mas estou muito feliz com essa vitória na distância que mais amo competir. Só tenho a agradecer a Deus por me dar força e saúde para seguir firme nos meus objetivos, a minha família maravilhosa e a todos que gritaram meu nome pela ruas dessa cidade maravilhosa. O meu coração está transbordando de felicidade”, comemora Amanda, que já acumula bons resultados na carreira, sendo bicampeã brasileira sub 23 nos 5.000 e 10.000 metros, campeã brasileira de cross-country e campeão dos 21k da Golden Run Asics SP 2022, onde conseguiu sua melhor marca na distância, de 1:16:15.

ESCLARECIMENTO

Recebemos de Harry Thomas Jr, assessor de imprenSa de Daniel, o seguinte informe:

No release enviado a Imprensa e Mídia sobre a vitória do Daniel Ferreira do Nascimento na Meia Maratona do Rio, no qual afirmamos que o atleta “cravou o melhor tempo dos 21.097 metros já obtido em solo brasileiro ao estabelecer a marca 1:01:04”, nos referimos as marcas obtidas exclusivamente por atletas brasileiros.

A marca de Danielzinho foi o 12° mais rápido tempo obtido por um brasileiro na distância, sendo as onze melhores performances obtidas na Europa e Ásia. Até sábado, dia 18, o posto de brasileiro mais rápido em solo brasileiro (1:01:58) pertencia a Delmir dos Santos e foi estabelecida na cidade de Vitória, Espírito do Santo, em 16 de agosto de 1992.

A estatística teve como referência o “Ranking Brasileiro de Todos os Tempos” organizado pela CBAt. Nela não consta a marca de 59:56, do atleta Zersenay Tadese, da Eritréia, obtida no Campeonato Mundial de Meia Maratona, disputado em 2008, que teve como palco a Internacional do Rio de Janeiro, organizada pela Yescom. Tadese foi ex-recordista mundial 21,1 km e venceu quatro títulos consecutivos do Campeonato Mundial de Meia-Maratona, entre os anos de 2006 a 2009.

Para ver o resultado geral, clique aqui.

Resultados da Meia na Maratona do Rio
Masculino 

1. Daniel Ferreira do Nascimento – 1:01:04
2. Micah Kipkosgei Chemweno – 1:04:51
3. Robson Pereira de Lima – 1:08:14
4. Leonardo Santana de Olinda – 1:09:20
5. Tiago Dantas dos Santos Silva – 1:09:36

Feminino
1. Amanda Aparecida de Oliveira – 1:18:30
2. Larissa Marcelle Moreira Quintão – 1:19:55
3. Jaciane Barroso de Jesus – 1:22:25
4. Taiane Neto Lima – 1:27:11
5. Roberta Gomes Soares Ribeiro – 1:31:59

Fotos e vídeo: Fernanda Paradizo

Veja também

Leave a comment