Não existe uma única e infalível programação para uma maratona. Vai depender do condicionamento da pessoa, de seu ânimo para treinar, de sua meta para conclusão dos 42 km (entrar no Ranking da CR?), entre outros fatores menos importantes.
Os brasileiros, especialmente os paulistas e mais ainda os paulistanos, têm pela frente uma combinação de duas provas bem interessantes: 21 km na Seven Run da Iguana, dia 27 de março, e a Maratona de SP da Yescom, dia 10 de abril.
Apesar de envolverem duas organizadoras concorrentes, para o corredor isso pouco importa, ou melhor, é uma forma de comparar o trabalho dessas empresas, até com vistas a eventuais participações em seus próximos eventos este ano.
A proposta então seria da pessoa correr a meia da Iguana como último treino forte/teste para os 42 km duas semanas depois, na mesma cidade, com percurso de altimetria semelhante (bem razoáveis) e provavelmente com temperaturas também pouco diferentes.
Naturalmente que na cabeça de cada corredor e/ou treinador, existe uma fórmula de como deve ser o planejamento e especialmente as últimas semanas antes dos 42 km, mas de forma geral a combinação de uma meia (bem feita) seguida de uma maratona, 14 dias depois, costuma ser aceita com uma programação correta.
Mas aqui cabem algumas recomendações. A principal é sem dúvida o foco no descanso, durante o intervalo entre as duas provas, ou seja, aliviar no treinamento, mas que deve ser mantido, apenas menos intenso e desgastante. Como regra geral, sabe-se que não se conseguem milagres nas semanas imediatamente anteriores a uma maratona.
Então, os que se animaram com a proposta devem enfatizar a preparação neste mês de março. Contudo, ela só tem sentido para quem já está treinando regularmente, com boa quilometragem semanal (no mínimo 40 km) e ficou convencido da viabilidade desse desafio, aqui lançado.
Efetivamente não se pode ter grandes expectativas para os 42 km dia 10 de abril, pelo calor dessa época do ano, mas agora com as provas largando bem cedo, até por exigência do departamento de trânsito das grandes cidades, ficou menos ruim do que alguns anos atrás.
Faltou dizer que os assustados com a dobradinha 21 + 42 km podem optar por outra bem mais acessível, que é correr meia nos dois eventos, da Iguana e da Yescom, o que permitiria inclusive uma bom comparação de performance.
As inscrições continuam abertas e podem ser feitas nos sites:
SEVEN RUN – 27 de março – www.iguanasports.com.br
MARATONA DE SÃO PAULO – 10 de abril – www.yescom.com.br