Principal prova do Chile, a Maratona de Santiago (também meia e 10 km), dia 3 de abril, confirmou a ótima organização desde que a Adidas passou a promover o evento, há 5 anos. Ela cresce a cada ano e desta vez foram quase 16 mil participantes, entre eles perto de mil brasileiros (!), de longe o principal grupo de estrangeiros, um aumento de 100% em relação ao ano passado!
A prova é mesmo muito boa, com percurso favorável e agradável graças à sombra em 2/3 do trajeto, enquanto a temperatura foi apenas razoável, começando com 17 graus e chegando a 27. O que ajuda é o tempo seco, mas por outro lado o abastecimento no percurso foi ruim para a secura do dia e porque a água é dada em copos abertos (inicialmente a cada 5 km e depois a cada 3 km, na maratona), não permitindo se levar depois do posto de abastecimento, como acontece no Brasil, onde recebemos copos fechados (acho que só aqui temos essa opção) ou garrafinhas de água. Este foi o único defeito da prova, que constatei.
Apesar da premiação da 20 mil dólares, apenas um brasileiro de elite estava previsto (Claudir Rodrigues), mas que não aparece na listagem. A vitória foi de quenianos (2h12 e 2h34) que fazem temporada no México, no mesmo estilo dos que correm no Brasil por alguns meses, em busca de premios em dinheiro.
Na meia-maratona, o paulista Gilberto da Silva Roque, assinante da cidade de Salto, foi o melhor brasileiro, na quarta posição, com o tempo de 1:09:00; Em quinto chegou o mineiro Julio Cesar Lopes, com 1:09:18.
Na Contra-Relógio de maio, cobertura especial da Maratona e Meia de Santiago, com os resultados completos dos brasileiros (se recebermos a listagem dos organizadores…).
Aproveitamos para s0licitar a quem esteve lá fazendo os 21 ou os 42 km, que nos enviem uma frase sobre o que acharam da prova, para aproveitarmos na edição da matéria que publicaremos.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Concordo com a CR com relação à hidratação. Além dos copos abertos havia água somente de um lado da pista o que dificulta pro atleta. Apesar disso adorei a prova. Conhecemos muita gente interessante e ainda tivemos a honra de participar da foto pra CR
Achei a prova sensacional, desde a Expo até a chegada.
A largada separada para as 3 distâncias também foi interessante. Emocionante a participação dos populares, em alguns pontos inclusive dando copos de águas aos participantes.
Percurso agradável, semi-plano e o único ponto realmente que ficou um pouco a desejar, foram os copos de água a isotônico abertos que dificultavam a ingestão da bebida.
Corri a Meia-Maratona com tempo de 1h34min57seg.
Recomendo a prova e espero voltar outras vezes.
Fiz os 42Km em 4h01m09s, fui a 1ª na categoria, achei a prova muito boa. Uma curiosidade muito interessante é que durante a maratona eles distribuiram uma esponja embebida em água gelada que serviu para refrescar várias partes do corpo, inclusive, na região da lombar! Muito bom. Sem falar no apoio que a população dá “Vai Tica, Vai! Viva as mujeres, rumo a gloria” durante o percurso, Excelente! Amei!!! ratifico tambem o comentário acima, do Sandro Roberto da Silva.
Esta foi a minha primeira maratona e a expectativa era enorme. A cidade é muito bonita, mas achei de ser mais frio. No dia da prova estava um friozinho muito bom, mas com o passar das horas esquentou bastante. A altimetria era de subida do 5k ao 22k, mas era subidas bem leves ainda mais pra quem mora em BH. As pessoas nas ruas incentivavam muito (fuerza, si puedes, animo) eram as palavras mais ouvidas e graças a elas, consegui terminar (aos prantos) a minha primeira maratona. Na minha memória ficará guardada para sempre.
Sou da animada equipe Baleias e treino com a MF Running. Após seis anos de minha primeira corrida, cinco treinando sem orientação e há mais ou menos um ano seguindo as dicas da Contra Relógio e as orientações de meu treinador Marcinho, experimentei neste fim de semana um de meus maiores desafios, a bela e tranquila “Maratón de Santiago”.
“Seguindo meu cauteloso estilo mineiro e empurrado ao longo dos 42 km pelo entusiasmado apoio da população de Santiago conclui de forma surpreendentemente tranquila minha primeira maratona.”
Boa tarde,
Corri a meia (1h30), mas já viajei doente, então não poderia correr bem mesmo.
Achei a feira caótica (estive por lá no sábado a tarde) e além disso, na largada havia uma massa de atletas com números vermelhos (10km) na primeira largada. Não havia nenhum gate de largada por tempo, tampouco marcadores de ritmo…
O sol foi bastante prejudicial, se os organizadores respeitassem o regulamento e largada fosse as 8h, minimizaria este problema.
No mais a prova é bastante festiva e organizadinha, acho que v0oltarei ano que vem.
http://www.cesinhanascorridas.com/2011/04/meia-maratona-de-santiago.html
Corri 21k em 1h 28min e 38 seg, fui décimo quinto na categoria de 40 a 44 anos, dei sorte de encontrar com um carioca de Búzios( Nélio que fez os 42k em 2h e 54min) e um capixaba que fez em 2h e 56min ) fomos juntos até o km 11, onde a prova era dividida, meu garmin acabou a bateria e fiquei sem referência de tempo, mas quando cheguei perto do pórtico e vi 1h 27min e 55seg, dei meu máximo para tentar bater minha marca pessoal que era de 1h 28min e 21seg conquistada na Meia de Buenos Aires 2010.
Percurso perfeito, uma subida muito leve, tempo muito seco, poucos pontos de água, medalha muiiiiiiito pequena pela a importância da prova muitos brasileiros que foram correr 10k ficaram sem medalha, pois 10k não tinha entrega de medalhas, tanto que voltei corri mais 700m passei novamente pelo portico e peguei uma medalha para uma brasileira de Fortaleza, que estava muito chateada por completar seus primeiros 10k da vida e não tinha medalha.
Visualmente vi muitos brasileiros, acho que ram em mais de 500 com certeza
Participei da meia maratona e até o momento da chegada, parecia tudo ótimo em termos de organização. O pior foi a “entrega” das medalhas! Teve de TUDO: crianças e outros não participantes no meio do tumulto pegando, gente empurrando, caindo por cima das placas (eu fui uma delas) pessoas literalmente avançando que nem selvagens na sacola de medalhas que uma menina do staff heroicamente tentava controlar, ou seja, cena horrível em que jamais havia visto. Pensei até em desistir, mas acabei pegando uma literalmente no grito e na indignação. Minha amiga, que chegaram uns 15 minutos depois, ficou sem. Não ficou absolutamente NINGUÉM da organização para dar satisfação aos corredores que chegaram após 2:30:00 de prova que ficaram a ver navios e sem medalhas. Parar minha amiga, ficou a frustração dos primeiros 21km completados sem medalha.
Complementando o meu comentário anterior, é claro que houve pontos muito positivos como a animação do público ao longo do percurso dos 21km (o que eu participei) e isso de fato é uma injeção de ânimo…vale por vários géis de carboidrato. Ainda mais para os brasilienses que para quem corre aqui sabe que isso é incomum. Corremos longe de áreas residenciais e acaba que não temos grande “público” ao longo dos percursos. Concordo com a crítica feita em relação a forma com que foi feita a hidratação. Além do inconveniente do copo (cai mais água fora do que dentro da boca), alguns deles eram entregues praticamente vazios, com três dedos de água. Isso também é ruim porque não dá para dar aquela “resfrescada” com o restinho que fica quando recebemos um copo cheio. Para cada posto eu tentava pegar uns cinco copos para dar conta da minha hidratação.
Prezado(a)s,
Corri a Meia Maratona de Santiago e achei muito boa a prova; fiz meu melhor tempo 1h31min10seg; 22a. colocação na categoria e 173. lugar no geral; não sei a classificação entre os brasileiros; contribuiram a temperatura amena e a sombra em boa parte do percurso; organização boa de uma forma geral; não tinha água depois da chegada e os copinhos abertos atrapalharam um pouco. Recomendo e espero voltar.
Abs,
Marcelo
Fiz a Meia e achei a prova muito organizada, principalmente com relação ao acesso separado para as 3 distâncias e o entusiasmo da população ajuda muito. A temperatura estava boa e o percurso muito bonito. Depois da prova fui ao hotel, tomei um banho, e ainda tive fôlego para acompanhar um amigo nos últimos 3 km da Maratona.
Bom dia,
Tive a oportunidade de correr a maratona de Santiago no ultimo dia 3 de abril: foi minha quinta maratona em busca da mítica barreira sub 3. Antes já havia corrido em POA, NY, Berlim e Chicago em anos consecutivos sempre ficando muito próximo da meta. Não tinha grandes expectativas para Santiago ( estou treinando para Amsterdã em outubro); a largada as 9 horas com o temperatura já em elevação, o primeiro trecho da prova que e uma subida constante ( veja altimetria da prova) e a distribuição de água e isotonicos a cada 5K e depois 3 K me preocupavam! Mas existe um detalhe nesta prova que e o sonho de todo maratonista: uma descida constante após o Km 30 em uma região da cidade bastante arborizada que se estende ate a linha de chegada! Pronto! Cheguei com lagrimas nos olhos com o tempo de 2:59:13! Sub 3!!! Festa ate o dia seguinte , pois quando busquei meu resultado no site contava como se eu não tivesse completado. Procurei , juntamente com meus amigos, a federação atlética do Chile, onde de posse do vídeo da chegada, do chip e do mapa traçado pelo garmin conect, fomos bem recebidos pelo secretario da federação que imediatamente entrou em contato com a organização da prova e fez a leitura novamente do chip! 2:59:13! Agora sim, sub 3!!! Felicidade geral !
Ano que vem estou de volta!
Luciano Matar Miranda – BH – número 575
Estive no evento corri os 10k (51,53) e achei a organizacao excelente exceto por um ponto: nao deram medalha para os 10k, e olha que eramos milhares, inclusive de brasileros, nos sentimos como se fossemos corredores de segunda linha.
Espero que a CR nao cometa o mesmo erro e de alguma cobertura para os 10k.
Prova sensacional, o incentivo do povo chileno faz a diferença, a maratona foi emocionante porque ao mesmo tempo que o corpo pedia para diminuir o ritmo, os gritos e aplausos me faziam ir cada vez mais rápido. Terminei a maratona em 4h12m28s.
Participei da Meia Maratona de Santiago e simplesmente adorei o percurso e o incentivo da população da cidade aos atletas.
A Expo foi muito prestigiada pelos atletas, bem como foi farta a distribuição de brindes e a divulgação de vários produtos da área esportiva.
Somente devem ser corrigidos os itens relativos à hidratação e à entrega de medalhas aos atletas que correram os 10 km.
Quando terminei os 10k em Santiago apesar de ficar muito feliz com o tempo obtido, sai com a sensacao de alguma coisa errada, pois embora percurso e clima tenhan sido sensacionais, diminuir em mais de 7 minutos meu tempo era demais. Outro indicativo: meu Garmin ao completar a prova maracava aproximadamente 9,5K e ele nunca deu uma diferenca tao grande…
Bom, mas nao podiam ter errado, afinal um evento tao importante…
Para tirar a duvida refiz o percurso utilizando a ferramenta do Webrun “crie sua rota” e batata, bateu com meu Garmin.
Conclusao: erraram o percurso em aproximadamente 500 metros e meu tempo, embora tenha sido muito bom, nao foi tao fantastico assim. Espero que nao tenham cometido este erro tambem nos 21 e 42k.
Que pena este erro tao primário
Fui com um grupo de 19 pessoas para a prova, alguns pra meia outros pros 10. Gostei da participação das pessoas, mas achei realmente que a hidratação foi falha. Quebrei e não fiz um bom tempo, marcado só pelo garmim, pq meu tempo não foi registrado no site. Minha amiga, Mariana Takeishi, foi a segunda no geral dos 10k e sequer foi anunciada quando chegou. Só descobriu na premiação a sua colocação.
Ainda assim, acho que volto no próximo ano pra maratona, com um grupo ainda maior.
Prova sensacional abaixei meu tempo em 9 min ,fiz em 1:39.12 ,percurso lindo .
a agua deixou um pouco a desejar pois em copos abertos estava muito ruim para toma-los , achei a medalha simples demais pela grandeza que foi o evento ,não gostei depois da corrida eles colocarão agua frutas etc num local onde so entrava quem correu mas todos participantes ficavão la parados e assim foi aglomerando muitas pessoas estava impossivel passar ,mas mesmo assim valeu a pena , e vamos para a proxima punta del este .
Corri minha oitava maratona em Santiago.Adorei a prova,o percurso,a altimetria etc…
Ponto falho foi sem duvida,aqueles pequenos copinhos com pouca agua.Mais valeu muito.