Com uma demanda reprimida de circuitos nacionais e um grande número de corredores, a região Nordeste começa a receber uma maior atenção dos organizadores de provas nacionais e internacionais. O Circuito Caixa já tem várias capitais nordestinas como reduto há anos e a Golden Four Asics estreou na região com a etapa de Fortaleza, em 28 de junho (leia cobertura nesta edição). No dia 5 de julho, foi a vez de Aracaju receber o K21.
Cultura regional, comida típica, corrida e muita animação marcaram a primeira prova do circuito internacional de meias-maratonas de montanha na região Nordeste. Foram 170 concluintes no K21 (140 homens e apenas 30 mulheres), além de 124 no K10 e 77 no K5, totalizando 371 corredores.
Na "abertura dos trabalhos", um café da manhã especial, com arroz doce, mingau, macaxeira (mandioca para os paulistas) e frutas. Em seguida, uma grande quadrilha narrada por uma corredora de Maceió funcionou como aquecimento cultural. Para completar o clima, uma banda de forró e de músicas folclóricas animou os participantes.
O percurso passou por rios, terra, lama e muitas subidas. Terrenos escorregadios e com pedras dificultaram nos trechos de descida, mas as cachoeiras pelo caminho compensaram o esforço. Muitos atletas entraram nas águas e descansaram antes de continuar na prova. "As cachoeiras estavam lindíssimas. É um local fantástico e de rara beleza. Uma minichapada Diamantina bem pertinho de Aracaju", disse o assinante da Contra-Relógio Alex Cysne. "Foi uma prova dura, mas não vi um só participante chegar sem um grande sorriso! A integração dos corredores transformou a K21 em uma grande festa regional, foi realmente marcante", completou Luciana Ramos.
"Para mim, a prova mostra todas as dificuldades que temos no dia a dia durante o percurso. Cada passo, cada dificuldade me fez lembrar como cheguei até aqui. Valeu a pena e estou muito feliz com o resultado!", disse Elisangela Lima, vencedora do K21 feminino.
"Primeira vez (em prova de montanha) e já ganhei, não esperava por isso. Achei muito bem sinalizado o percurso porque estava com medo de me perder, mas foi tranquilo. Estou muito feliz e agradeço quem me ajudou!", disse Riclecio Gonçalves, vencedor do K21 masculino.
JOINVILLE – No dia 14 de junho, aconteceu o K21 Joinville, que teve como destaque a Cachoeira Piraí. Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, a cidade preserva as origens na arquitetura, cultura e gastronomia típicas. O caminho da prova passou por casas típicas, plantações de arroz e pastagens. Além disso, trechos sinuosos e com altitude elevada fizeram parte do desafio. Os atletas subiram 715 m (Joinville está ao nível do mar) até o topo do principal morro da região. Os vencedores do K21 Joinville foram Hamilton Kravice e Fabiola Paiva. No total, foram 116 concluintes no K21, 49 nos 10 km e 31 nos 5 km, com um total de 196 participantes.
As próximas etapas do K21 Brasil serão disputadas em Extrema-MG (6 de setembro), Campos do Jordão-SP (17 de outubro); Serra do Japi-SP (28 de novembro) e Bonito-MS (5 de dezembro). As inscrições estão abertas pelo site oficial do circuito, o www.k21series.com. Os assinantes da CR tem 10% de desconto.